Sistema Construtivo ARXX

Sistema Construtivo ARXX: obra sustentável e eficiente energeticamente

Entenda como o Sistema Construtivo ARXX funciona e quais benefícios oferece para o sucesso das obras da sua construtora.

O mercado de construção civil está sempre mudando para atender às novas necessidades e exigências de clientes. Ainda que essas mudanças sejam lentas, acompanhá-las é essencial para construtoras que desejam se destacar e aumentar a lucratividade de seus projetos.

Não é nenhuma novidade que um dos temas mais debatidos nos últimos anos é a sustentabilidade. O processo de tornar a obra sustentável e mais eficiente energeticamente já está acontecendo, e construtoras que não buscam inovar com esse tipo de solução serão deixadas para trás.

Buscar formas menos poluentes, mais ágeis e econômicas para o desenvolvimento dos projetos, então, é uma questão de sobrevivência! Não existem desculpas, as possibilidades e oportunidades de mercado para quem tem a sustentabilidade como objetivo são inúmeras.

Entre as diversas tecnologias no mercado, está o Sistema Construtivo ARXX, que, apesar de não ser tão recente, tem ganhado cada vez mais espaço na construção civil.

O que é o Sistema Construtivo ARXX?

A constante busca por formas de garantir a preservação do meio ambiente na construção civil não é recente, e o ARXX também não. Desenvolvido há mais de 30 anos, sua principal meta era oferecer sustentabilidade e reduzir as falhas nos sistemas construtivos convencionais.

A eficiência desse sistema está ligada não só ao menor impacto ambiental, mas também à rapidez, segurança e economia que proporciona ao oferecer estruturas termoacústicas para paredes de concreto armado. Com qualidade atestada pela ABNT, é uma das opções mais inovadora e moderna da construção civil.

Com blocos específicos tanto para paredes de vedação quanto estruturais, esses sistemas construtivos são indicados para diferentes projetos, como:

  • casas;
  • prédios residenciais;
  • imóveis comerciais;
  • edifícios públicos;
  • edificações militares;
  • vedação interna e externa;
  • piscinas;
  • câmaras frias.

A certificação ABNT vem de sua capacidade em atender às normas, como a NBR 6.118, NBR 16.055 e NBR 15.575, que regulam estruturas de concreto armado. É assim que os sistemas construtivos ARXX garantem todos os benefícios que uma construtora focada em sustentabilidade precisa para seus projetos.

Benefícios do ARXX para a obra

  • Redução de tempo.
  • Menos mão de obra.
  • Máxima segurança.
  • Flexibilidade de design.
  • Conforto termoacústico.
  • Sustentabilidade.

Esses são os principais benefícios que o uso da tecnologia ARXX em uma obra pode oferecer. Para construtoras, eles podem ser a diferença entre o aumento da competitividade, lucratividade e destaque de mercado e a perda de clientes para o concorrente.

Esse sistema construtivo, no entanto, não beneficia apenas as construtoras e clientes, mas também os usuários do projeto depois de finalizado. Entenda melhor cada um desses benefícios:

Redução do tempo de obra

Por ser um sistema de construção em blocos, que são encaixados para a montagem de estruturas de forma muito próxima a “peças de Lego”, é um processo rápido. As peças pré-fabricadas dentro das necessidades dos projetos tornam o trabalho das construtoras mais dinâmico e eficiente.

É importante lembrar que essa tecnologia construtiva não elimina a necessidade de um cronograma de obras e de um planejamento eficiente. Apenas com a noção correta sobre o tipo de estruturas necessárias e sobre como elas devem ser utilizadas na construção, é possível reduzir o tempo gasto e nunca mais arriscar atrasos.

Menos mão de obra

Fácil e intuitiva nos encaixes, muito leve e simples, reduz muito a mão de obra necessária na construção. Basta encaixar os blocos no local demarcado pelo projeto inicial de acordo com o planejamento.

O treinamento da equipe para trabalhar com esse material leva apenas quatro horas, de maneira que a construtora pode conseguir de um funcionário as habilidades que, em sistemas convencionais de construção, exigiria o trabalho de três ou quatro pessoas. 

Máxima segurança

O projeto final se torna muito mais seguro com esse sistema, que possui núcleo de concreto armado, impede dilatação térmica e não sofre com infiltrações ou umidade. O material ainda se destaca por apresentar maior resistência contra fogo, inundações e deslizamentos de terra.

Essa segurança é possível por serem construções com paredes monolíticas, núcleo de concreto armado e que oferecem nível cinco de blindagem. Assim, a obra se torna mais eficiente e mais durável, reduzindo riscos à estrutura e perigo para os usuários.

Flexibilidade de design

Quando pensamos em blocos prontos para serem montados e encaixados, é natural pensar em construções sempre dentro do mesmo design e padrão. No entanto, essa não é uma verdade para esse sistema construtivo.

O design é muito flexível às obras, garantindo as adaptações necessárias para que um projeto seja diferente do outro e esteja de acordo com o que o cliente deseja.

Essas estruturas não são limitadas e podem ser usadas na construção de paredes curvas, inclinadas e circulares. Além disso, é possível utilizar qualquer tipo de revestimento, atendendo a diversos tipos de projetos e necessidades.

Conforto termoacústico

O isolamento oferecido pelo material garante conforto térmico e acústico para os projetos. Isso significa que o barulho exterior e as variações de temperatura são mais bem controlados no ambiente externo. Se a obra será realizada em um local com trânsito intenso ou região com invernos rigorosos e verão muito quente, esse material é uma opção muito mais eficiente que os sistemas tradicionais.

Sustentabilidade

Considerado o sistema construtivo mais sustentável do Brasil, garante a redução de impactos ambientais em todas as etapas: produção dos blocos, canteiro de obra e uso após finalização do projeto.

Os blocos são produzidos utilizando em sua composição 25% de materiais reciclados, colaborando com a retirada e tratamento de dejetos produzidos em outros locais. Além disso, não emite compostos orgânicos voláteis e emissão de CO2 durante sua produção.

Durante a obra, reduz muito a necessidade de uso de estruturas em madeira e a produção de resíduos nos canteiros. Na instalação, não exige o uso de tanta água e energia elétrica quanto em construções tradicionais.

Pelo isolamento acústico e térmico oferecido, elimina a necessidade de uso de outros materiais para esse fim. Essa característica ainda beneficia a redução do consumo de energia elétrica durante o uso. Com um controle de temperatura maior, os gastos com uso de ar-condicionado e aquecedores é menor.

ARXX: o sistema construtivo da construtora moderna

Evoluir e inovar é essencial para construtoras que querem destaque e crescimento de mercado. Utilizar materiais e estruturas que atendam aos desejos de maior sustentabilidade e redução de impactos ambientais é uma das principais formas de se conseguir isso.

As novas tecnologias dos sistemas construtivos ARXX beneficiam todos os envolvidos, como mostramos, e colocam sua construtora entre as melhores e mais sustentáveis, com resultados de qualidade e que cuidam do ambiente e do usuário do projeto com máxima eficiência.