Sistema de gestão de obras para pequenas construtoras

Sistema de gestão de obras também serve para pequenas construtoras?

Pequenas construtoras com grandes oportunidades de mercado pode sim ser um sonho real, se você tiver o sistema de gestão de obras ideal!

Pequenas empresas, em geral, têm a impressão errada de que o mercado de construção civil não oferece tantas possibilidades quanto para as grandes construtoras.

Se você pensa dessa forma, está enganado! E nós vamos te mostrar o porquê…

As equipes enxutas, o caixa mais restrito e a pouca capacidade de investir em marketing podem ser um grande desafio. 

Mas não significam que pequenas construtoras não são capazes de competir no setor com empresas de maior porte.

Essa não é uma verdade que deve ser abraçada por pequenas empresas. Com as tecnologias certas e um controle interno eficiente, é possível participar de grandes projetos e aproveitar todas as oportunidades que o mercado tem para oferecer.

Uma das soluções que a tecnologia oferece para as construtoras menores aproveitarem todas chances que a construção civil oferece é o sistema de gestão de obras

O que ele pode fazer por você?

  • Otimizar o jeito de fazer o orçamento para que você pare de tirar dinheiro do próprio bolso para pagar pela obra.
  • Dar um jeito na sua gestão de tempo, deixando seus dias mais organizados.
  • Reduzir o risco de erros na obra!

E ainda tem mais…

Entenda melhor esse sistema e saiba como ele pode beneficiar os negócios. Você não pode perder a chance de entender de uma vez por todas o que um sistema de gestão de obras pode fazer por você!

Sistemas de gestão de obra e os benefícios para empresas

Sistemas de gestão de obra são uma das melhores formas de otimizar os processos de diferentes tamanhos de empresas. 

Controlar os processos garante: 

  • máximo em crescimento;
  • eficiência;
  • e lucratividade.

Com a integração das diversas etapas e setores envolvidos nas obras, esses softwares podem oferecer grandes vantagens competitivas para pequenas construtoras. 

Saiba tudo sobre esses benefícios:

1. Orçamento otimizado

Uma grande preocupação de pequenas construtoras é a dependência de pagamentos dos clientes para a organização e execução de projetos. 

A incapacidade de cobrir gastos emergenciais pode fazer com que muitas delas deixem de disputar projetos.

Com um sistema de gestão eficiente, no entanto, é possível organizar as planilhas de orçamento e realizar cálculos garantindo redução de custos e máxima lucratividade. 

Essa otimização do departamento financeiro permite organizar o fluxo de caixa e ter o controle necessário para aproveitar oportunidades.

2. Melhor gestão de tempo

O controle dos prazos de projetos e o tempo gasto nas etapas é outro grande benefício que os softwares oferecem. 

Controlar os cronogramas é uma das maneiras de garantir:

  • Constante produtividade; 
  • qualidade acima da média;
  • e fugir dos prejuízos do atraso de projetos.

3. Organização da empresa

Saber quem são os funcionários de cada departamento, os responsáveis por cada projeto, saber as etapas e garantir o máximo de precisão na execução é essencial. 

Para isso é essencial conhecer a construtora e ter os dados que impactam a obra sempre em mãos.

Uma das vantagens em utilizar sistemas de gestão de obras que garantem o máximo em organização da empresa é o fato de, por exemplo, permitir a melhor organização do fluxo de estoque, melhorando o controle da entrada e saída de materiais.

Com funcionalidades como fluxo de estoque, de caixa, controle de fornecedores, equipes e engenheiros, os sistemas garantem que as construtoras possam administrar melhor o funcionamento do negócio e de cada canteiro de obra.

4. Acessibilidade

Softwares de gestão podem ser utilizados em computadores ou em celulares.

Com isso, todos os envolvidos no projeto têm acesso constante às informações, seja dentro do escritório, no canteiro de obra ou em qualquer outro local, bastando conexão com a internet.

Essa acessibilidade é um grande diferencial para tornar o processo de tomada de decisões e resolução de problemas mais eficientes. 

Com as informações sempre à disposição, as melhores soluções podem ser encontradas e transmitidas rapidamente.

5. Agilidade

A acessibilidade traz consigo outro benefício, o de agilizar todos os processos. Imagine que falte algum material no canteiro de obra e deva ser encomendado com urgência. 

Esse cenário já seria muito difícil de ocorrer com o controle que os aplicativos oferecem, mas mesmo que ocorram, notificar a falta de material, consultar o orçamento e entrar em contato com o fornecedor para realizar o pedido se torna mais fácil e centralizado.

Todos os processos são mais rápidos quando são automatizados e é exatamente isso que um bom sistema de gestão de obras oferece às empresas.

6. Gestão de compras

A gestão de compras é otimizada não apenas quando faltarem materiais, mas desde o início do processo de orçamento. 

Os softwares permitem cadastro de fornecedores, facilitam a pesquisa de preços de produtos e oferecem um controle maior dos prazos de entrega.

Mesmo que a construtora de pequeno porte não possua um departamento focado em compras, é possível resolver tudo com facilidade e sem sobrecarga da equipe.

7. Redução de riscos

De atrasos nas obras a ultrapassar orçamento, todos os riscos são reduzidos com um bom sistema de gestão. O controle que esses sistemas oferecem para as diversas etapas de uma obra garante que erros sejam minimizados e todas as possibilidades sejam observadas com mais clareza.

Com uma planilha para cronogramas:

  1. erros de cálculos são evitados;
  2. com cronogramas completos, controlar atrasos é mais simples;
  3. com controle de etapas, execução incorreta deixa de ser uma realidade.

Todas as etapas onde mais se cometem erros na construção civil são desenvolvidas com base em dados concretos e um guia completo, minimizando riscos e aumentando a qualidade do projeto final.

Pequenas Construtoras, grandes oportunidades

Existem muitas oportunidades de crescimento surgindo no setor da construção civil. 

INVESTIR EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NÃO É MAIS UM LUXO de grandes negócios, mas uma facilidade com retornos rápidos para todas as construtoras.

Sistemas de gestão de obras são um investimento necessário para pequenas construtoras. 

Os custos de ter um desses programas são baixos e garantem um retorno rápido por meio da redução de custos e riscos que oferecem.

Otimizar a execução do projeto e controlar a documentação sempre abre novas portas. Mesmo com uma equipe reduzida se torna possível, por exemplo, começar a investir mais tempo em obras públicas, que podem trazer segurança e rendimentos maiores para os negócios.

Além disso, o uso de sistemas de gestão de obras ainda garante maior qualidade no resultado final do projeto, o que é essencial para a satisfação do cliente.

Para empresas de menor porte e com menos recursos para investir em grandes campanhas de marketing, a confiança e recomendação de clientes é essencial para novos contratos.

Não deixe de investir no crescimento dos negócios e perder as oportunidades que o mercado da construção civil pode oferecer só por ser uma pequena construtora.

Conheça mais sobre sistemas de gestão de obras com a Obra Prima e descubra como aproveitar ao máximo, não importa o porte dos seus negócios.

software de gestão de obra