Formas de aumentar a sua produtividade com um software de gerenciamento de obras!

Um software de gerenciamento de obras pode ajudar a tornar o seu trabalho mais produtivo. É a tecnologia a favor do setor de construção civil.

Considerada a principal engrenagem para o sucesso de qualquer construtora, a produtividade na construção civil vai muito além de otimizar o uso de recursos disponíveis. Tem a ver com a quantidade de horas dedicadas e o lucro sobre cada um dos projetos assumidos pela construtora. O que pode ser maximizado ainda mais com a ajuda do software de gerenciamento de obras.

Embora pareça uma tecnologia complexa, a verdade é que essa solução veio para facilitar a organização das atividades e das obras da construtora. E se você ainda se pergunta qual é a forma correta de utilizar o software para aumentar a sua produtividade, chegou a hora de entender.

Fácil de usar e de levar para o dia a dia do negócio, é uma solução para dar mais agilidade e eficiência aos processos internos e externos. Um meio de reduzir prejuízos causados por falhas até mesmo humanas, como a falta de planejamento ou problemas na definição de orçamento de obras.

Quer conhecer as vantagens de trabalhar com um software de gerenciamento de obras para aumentar a produtividade da sua construtora? E ainda entender o que você pode fazer depois de contratar um serviço como esse para tornar cada um dos seus projetos mais produtivos? Continue a leitura para se inteirar sobre o assunto!

4 vantagens e funcionalidades que só um software de gerenciamento de obras pode trazer para aumentar a produtividade na construção civil

Para cada dúvida sobre como aumentar a produtividade na construção civil, o software de gerenciamento de obras tem a resposta. Isso porque é uma tecnologia criada para simplificar a rotina de construtoras e das equipes envolvidas nos processos construtivos.

Veja o que essa tecnologia pode fazer para tornar sua empresa mais produtiva:

1. O software de gerenciamento de obras ajuda a dar mais precisão para o processo de elaboração de orçamentos

Já aconteceu alguma vez de a sua construtora perder uma ótima oportunidade por ter demorado para entregar um orçamento para o cliente? Ou perdeu dinheiro por causa de um pequeno furo na planilha de orçamento de obras?

Ao usar um software de gerenciamento de obras, sua construtora não vai mais correr o risco de fazer um favor para o cliente em vez de um negócio.

Com o uso dessa tecnologia, os cálculos e demais levantamentos ganham velocidade e em poucos cliques já se tem acesso a orçamentos precisos. O risco de perder as informações e a prática de fixar preços ficam no passado.

2. Facilita a definição de cronograma

Como é criado especificamente para aumentar a eficiência da gestão de obras, o software de gerenciamento de obras facilita e muito a definição do cronograma. 

Permite que o construtor faça quase que automaticamente o cronograma financeiro da obra. Algumas opções disponíveis no mercado oferecem como vantagem a integração com o plano de contas financeiro da construtora.

A tecnologia torna o trabalho bem mais simples de ser realizado, o que nem se compara ao tempo que era perdido com a atualização de planilhas como antigamente. Afinal, ao contar com um software de gerenciamento de obras não é preciso mais fazer o trabalho repetitivo de preencher arquivos à mão, depois o cronograma e a tabela financeira. 

Em uma só plataforma se tem acesso facilitado a informações sobre o andamento das obras e também sobre o cumprimento do cronograma. Assim, os riscos de atrasos são reduzidos e a construtora pode registrar cada passo dado na evolução de cada projeto.

3. Melhora a comunicação entre o dia a dia da obra e a construtora

O famoso telefone sem fio já prejudicou sua construtora alguma vez? Se sim, tudo bem, acontece e o que importa é aprender a partir do erro. Se não, ótimo, com a ajuda do software de gerenciamento de obras é que isso não vai mais ocorrer.

Dizemos isso porque, além de facilitar o controle sobre os projetos, a solução melhora a comunicação entre o canteiro de obras, a construtora, os fornecedores e o cliente. Pode ser vista como aliada para otimizar o tempo de trabalho.

Os materiais podem ser solicitados de dentro do próprio canteiro, através da cotação online com fornecedores, e o cliente pode receber a qualquer momento fotos e informações sobre como anda o projeto. Ou seja, pode acompanhar o dia a dia da obra e até questões financeiras.

Alguns softwares disponíveis no mercado contam com chat para facilitar a comunicação interna e externa da construtora. Um canal para melhorar o compartilhamento de informações e trazer mais produtividade para a equipe envolvida.

4. Traz mais eficiência para o controle financeiro

O software de gerenciamento de obras também ajuda a descomplicar a gestão financeira da construtora. Apresenta todas as informações e indicadores financeiros em um único painel de controle. Através dele é possível ver em tempo real as movimentações financeiras da empresa e encontrar oportunidades para otimizar o controle financeiro.

É muito mais simples para acompanhar o fluxo de caixa diário e até realizar outras tarefas como apropriação de custos. Além de trazer mais produtividade para o setor financeiro da construtora, é um meio de evitar que as obras se tornem mais caras do que o previsto e que a empresa deixe de faturar.

Já fazia ideia das vantagens oferecidas pelo software de gerenciamento de obras? Compartilhe este texto com a sua equipe para discutir a ideia de levar esta solução para aumentar a produtividade da sua construtora!

software de gestão de obra

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.