Software de gestão de obras - integração entre canteiro de obras e escritório da construtora

Do canteiro de obras à construtora: softwares de gestão de obras que integram todo o processo da construção civil

Softwares de gestão de obras são o grande diferencial de construtoras na hora de acompanhar o dia a dia do canteiro de obras de mais de um projeto.

Controlar mais de uma obra ao mesmo tempo é uma realidade e um desafio para construtoras. Estar sempre por dentro do que está acontecendo nos diferentes canteiros de obras é importante para prestar contas para clientes e controlar prazos e orçamentos, mas não é uma tarefa fácil.

Imagine acompanhar cada detalhe e tomar constantes decisões para otimizar os processos de 7 obras diferentes em partes distintas de uma cidade. Você faz isso todos os dias, sabe o quanto é difícil, não é?

Cada vez que um problema surge ter que atender ao telefone para escutar do mestre de obras a explicação, pegar o carro, ir verificar, voltar para a empresa, pensar a solução, entrar em contato com o cliente para solucionar e tudo isso de modo rápido para não prejudicar o projeto.

Isso quando não acontece em diversas obras ao mesmo tempo…

Mas ainda bem que a tecnologia existe para facilitar todo esse processo. Sim, ela faz toda a diferença, não só na hora de evitar o risco de problemas, mas também no acompanhamento do dia a dia do canteiro de obras, principalmente para engenheiros e administradores que não podem estar ali o dia todo.

Sem a tecnologia o fluxo de informações fica mais lento, a confiabilidade das informações é duvidável e tomar decisões corretas se torna muito mais difícil. 

Tecnologias, mais especificamente softwares de gestão de obras, são um grande diferencial na hora de acompanhar diariamente os projetos.

Quer saber como o sistema ajuda o acompanhamento do dia a dia? O Obra Prima explica.

Software de gestão de obras: o dia a dia das várias obras na palma da mão

Existem diversas vantagens em adotar softwares de gestão de obras que, aos poucos, se tornam essenciais para que construtoras tenham melhores resultados. 

Afinal, de nada adianta conquistar clientes e fechar contratos para diversas obras se a empresa não é capaz de acompanhar a controlar todas elas, especialmente quando elas acontecem ao mesmo tempo.

Integrar os processos da construção civil faz com que o controle das obras seja maior e os problemas enfrentados pelas construtoras menor. Além, é claro, de otimizar todos os processos e etapas de obras.

Conheça aqui os benefícios principais dos softwares de gestão de obras e entenda como essa integração acontece:

1 – Informações sempre atualizadas

Tomar decisões para 1, 2 ou 7 obras sem cometer erros e garantindo os melhores resultados depende de ter em mãos dados de qualidade. 

Apenas com informações atualizadas é possível escolher o melhor caminho a seguir e entender se o planejamento inicial está alcançando os resultados desejados.

Imagine estar administrando duas obras e em uma delas faltarem tijolos, enquanto na outra obra a previsão é de sobra ou do uso do material disponível apenas algumas semanas depois. 

O responsável deve tomar as decisões para a compra do material que falta e garantir que o cronograma não seja prejudicado.

Se as informações estão sempre atualizadas é possível programar a compra com menos urgência para semanas depois e utilizar os tijolos da segunda obra na primeira. 

Essa decisão só é possível se o cronograma de obra mostra a evolução real, dia a dia e o controle de estoque existe.

Dicas para elaborar um cronograma de obras eficiente? Clique aqui! >

2 – Etapas bem administradas

Com o software de gestão de obras organizar e acompanhar a evolução de cada etapa é muito mais simples. Em alguns casos, será possível adiantar etapas que podem ser realizadas ao mesmo tempo e garantir que os prazos sejam cumpridos.

Isso é possível porque esses sistemas oferecem um sistema integrado, ou seja, ele associa todos os elementos associados à obra: 

  • cronograma;
  • orçamento; 
  • estoque;
  • relatórios diários;
  • e documentação estão em um só lugar.

Descubra aqui como a tecnologia melhora seu planejamento de obras e a faz com que a otimização de etapas seja mais eficiente.

3 – Evitando riscos desnecessários

Apenas um sistema integrado garante uma análise de riscos no planejamento que verdadeiramente identifique os riscos e possíveis problemas de uma obra. 

Com ele, a garantia de que as normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) sejam cumpridas e que imprevistos possam ser resolvidos antes de causarem impactos negativos ao projeto.

Evitar riscos é essencial para o sucesso do projeto, uma vez que erros, falhas e acidentes causam atrasos, gastos de recursos não previstos e colocam em risco os trabalhadores.

4 – Mais facilidade na tomada de decisões

Não importa se estamos falando de decidir sobre compra de materiais, escolha de fornecedores de serviços, locações de equipamentos ou estratégias para SST. 

Apenas visualizando de forma eficiente cada detalhe da obra é possível tomar as melhores decisões para o projeto.

Softwares de gestão de obras oferecem em uma única plataforma todas as informações necessárias para escolher o melhor caminho. 

Assim, no momento de alterar projetos iniciais, definir estratégias para reduzir custos e prevenir acidentes, o responsável tem uma base confiável para consulta.

5 – Controle de estoque otimizado

Um cronograma de obra sempre atualizado e que permita acompanhar a evolução da obra, junto com um sistema específico para controle de estoque permite verificar a saída e entrada de materiais.

Com isso, a construtora sempre sabe se já é hora de realizar manutenção preventivas em equipamentos, se é necessário repor Equipamentos de Proteção Individual para uma obra futura, se os produtos em estoque estão próximos do vencimento e outros detalhes.

As decisões sobre o que estocar, se os insumos são suficientes para os contratos fechados, se as obras contratadas vão zerar o estoque ou se terão sobras ficam mais claras com um controle de estoque feito por meio de um software de gestão de obras.

6 – Acessibilidade sem sofrimento

A principal facilidade das tecnologias é a acessibilidade. Softwares de gestão de obras podem ser instalados em celulares e computadores de mesa. 

Isso significa que todas as informações que estão li podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, basta uma conexão com a internet.

Além disso, significa também que o engenheiro responsável pela obra não precisa voltar para o escritório para inserir informações sobre o canteiro de obras no sistema. 

As atualização podem ser feitas no momento em que surgem do canteiro de obra, acelerando o processo de resolver problemas.

Do canteiro à construtoras: um fluxo de trabalho eficiente para melhorar resultados com o software de gestão de obras

Investir em tecnologias é essencial para construtoras que desejam maior organização, controle e eficiência. Com esse investimento, as empresas ganham diferenciais competitivos, otimização de processos, menor desperdício de recursos, o que faz com que o crescimento de mercado e lucratividade sejam maiores.

Quer otimizar os resultados de sua construtora com um software de gestão de obras eficiente? O Obra Prima te ajuda.

Descubra como um software de gestão de obras pode ser eficaz para a sua construtora aqui! >

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!