software de gestão de obras no orçamento do planejamento da sua construtora para 2022

Planejamento para construção civil 2022: invista em um software de gestão de obras!

Saiba porque incluir o investimento em softwares de gestão de obras no orçamento do planejamento da sua construtora para 2022.

O sucesso das empresas de construção civil no ano de 2022, após esses anos de crises econômicas no país, depende de um bom planejamento e investimentos inteligentes e estratégicos que ajudem a construtora a crescer.

Identificar oportunidades e tomar as melhores decisões para diferenciar a construtora da concorrente, proteger a lucratividade e garantir mais qualidade para os clientes devem ser foco, e não atrapalha buscar um pouco mais de controle na gestão.

Entre as diversas possibilidades de investimentos que existem, uma que tem se destacado muito nos últimos anos como investimento necessário para qualquer construtora, principalmente em 2022, é o software de gestão de obras.

Descubra aqui os benefícios que ele pode trazer para sua construtora e porque ee hora de incluí-lo no orçamento de 2022.

Orçamento 2022: não deixe de incluir softwares de gestão de obras no planejamento da sua construtora

Na hora de começar a desenvolver o orçamento para a sua construtora e montar o planejamento para construção civil 2022 é preciso começar a decidir quais serão os investimentos feitos na construtora.

Preparar sua construtora para o novo ano é essencial e para garantir o melhor retorno de qualquer investimento em equipamentos, tecnologias e profissionais é preciso investir em softwares de gestão de obras.

Veja aqui o que eles podem fazer pelo crescimento do seu negócio:

1. Conquistar novos clientes

Conquistar e manter clientes dependem de boas estratégias de marketing e diferenciais que destacam a empresa dos concorrentes. 

É importante comunicar-se bem com clientes em potencial, ser acessível na comunicação e estabelecer um atendimento de qualidade, construindo relacionamentos do primeiro contato ao pós-venda.

Ainda que ter um bom departamento de marketing seja o ponto chave para esse processo, alguns pontos do uso de um software de gestão de obras podem fazer toda a diferença.

Toda comunicação da empresa pode ser controlada em uma plataforma bem desenvolvida, controlando processos e garantindo diferenciais de mercado para serem divulgados como: custos reduzidos, obras sustentáveis, qualidade de ponta.

Além disso, o próprio software pode se tornar um diferencial por possuir uma área do cliente que facilita a prestação de contas e transparência e faz dele parte da evolução do projeto dia a dia.

Leia também:

Chega de perder para a construtora concorrente: descubra seus diferenciais e invista em inovação para conquistar novos clientes! >

2. Melhorar relacionamentos

Não é só o relacionamento com a área do cliente que melhora com esses softwares, ainda que esse seja um grande diferencial. 

Softwares de gestão de obras otimizam seu planejamento ao garantir uma comunicação mais clara e rápida, também, com fornecedores e equipes.

Com funcionalidades que permitem receber, conversar e criar contratos e ordens de compras diretamente com os fornecedores sem sair da plataforma, a comunicação é mais rápida, os erros nos pedidos são eliminados e o controle de pagamentos e prazos de entrega otimizados.

Com as equipes, a comunicação é facilitada pela possibilidade de compartilhar dados, alterar cronogramas e solucionar problemas utilizando a plataforma, reduzindo erros e melhorando a produtividade no canteiro de obras.

3. Aumentar a lucratividade

A possibilidade de criar e acompanhar orçamentos de obras no canteiro torna os softwares de gestão de obras indispensáveis para aumentar a lucratividade. Com um bom orçamento e controle financeiro, conquistados com esse sistema, reduzir desperdícios se torna mais simples.

Além disso, o sistema de criação de orçamentos dos softwares considera taxas e tributações, margens de segurança, custos indiretos e lucro nos cálculos, garantindo que o custo de obras seja suficiente para que a construtora não pague os projetos do próprio bolso mesmo quando imprevistos acontecem.

Faça o download do e-book GRATUITO: “Como ganhar dinheiro na construção civil?” >

4. Reduzir desperdícios

Ao considerar no orçamento para o ano de 2022 na construção civil, buscar ferramentas que reduzam desperdícios é essencial para alcançar a otimização de processos e controles internos que permitam oferecer maior qualidade aos clientes e mais qualidade às obras.

O software de gestão de obras é uma boa opção por não oferecer apenas a redução de desperdício de materiais no canteiro de obras, mas também por otimizar as atividades para que o tempo gasto com tarefas redundantes ou sem automatização seja reduzido.

Essa redução de desperdícios em diferentes níveis das atividades das construtoras pode significar um diferencial de mercado, além de garantir o melhor aproveitamento de todos os recursos.

5. Eliminar atrasos

A funcionalidade de cronogramas de obra de um software de gestão de obras pode ser a solução para construtoras que sofrem com atrasos na execução de etapas ou na entrega final da obra.

Além do cronograma de base servir como um guia para identificar pequenos atrasos e desperdícios de tempo, alguns softwares oferecem a criação de cronogramas físico-financeiros. 

Esses, mais do que o acompanhamento da execução dia a dia do projeto, analisam o uso do orçamento em cada atividade, ajudando a identificar mal uso do orçamento que possam causar paralisações.

Obra Prima é a escolha certa para 2022

É verdade que softwares de gestão de obras podem trazer diversos benefícios para sua construtora, mas apenas se o investimento feito for em um sistema de qualidade e que atenda as necessidades específicas da sua empresa.

Principalmente para pequenas e médias construtoras, escolher um software de gestão de obras para otimizar os resultados do planejamento para construção civil 2022 pode ser um desafio.

Essas construtoras, assim como as grandes, necessitam de um sistema eficiente e com funcionalidades focadas no mercado da construção, mas o custo das ferramentas não pode ser ignorado.

É pensando nessas necessidades específicas e em um custo benefício que atende construtoras de qualquer tamanho que o software de gestão de obras Obra Prima desenvolveu seus planos.

Mesmo o plano mais básico possui funcionalidades capazes de garantir a redução de custos e desperdícios e um maior controle e integração dos departamentos para oferecer à sua construtora as ferramentas necessárias para crescer e lucrar a cada projeto.

Conheça mais sobre o software de gestão de obras Obra Prima e garanta as ferramentas necessárias para um ano de 2022 de sucesso.

Software de gestão de obras