Trabalho com reformas, um software de gestão de obras serve para mim?

Softwares de gestão de obras são um grande diferencial para construtoras que trabalham com reforma.

Reformas em casas ou empresas são sempre uma dor de cabeça. Barulho, sujeira, áreas interditadas, pessoas andando de um lado para o outro. Raramente os usuários conseguem estar fora do local do começo ao final.

Interferir assim no dia a dia das pessoas deve ser uma preocupação para as construtoras. Afinal, a satisfação do cliente é sempre impactada pela rotina de reformas e clientes insatisfeitos são oportunidades perdidas no futuro.

Construtoras que desejam se destacar no mercado devem se preocupar com os transtornos causados. Ainda que não seja possível eliminar completamente o incômodo, garantir agilidade, limpeza e qualidade é muito fácil, basta ter controle.

É para garantir todo o controle necessário para reduzir os transtornos das reformas que os softwares de gestão de obras existem. Com um deles a construtora consegue gerenciar cada etapa e otimizar as atividades.

Descubra cada detalhe de como a gestão de obra se torna o maior diferencial para construtoras que trabalha com reformas.

Gestão de obras para reforma: os benefícios dos softwares

Que as tecnologias trazem muitas vantagens para a construção civil não é segredo, mas sua construtora sabe quais são os benefícios específicos que os softwares de obra trazem?

1. Orçamentos mais precisos e eficientes

Tudo bem, reformas tem um custo bem menor do que grandes obras, mas, em geral, os recursos disponíveis também são menores. O orçamento de obras para reformas, então, é ainda mais importante. Errar um orçamento e gerar custos adicionais é um problema muito grande para uma família, por exemplo.

Oferecer valores realistas para que o trabalho seja feito até o final é um dos benefícios de um bom software de gestão de obras. Com um sistema integrado, as decisões são tomadas com base em pesquisas entre fornecedores na própria plataforma. Esses valores são analisados, o melhor custo benefício e sistemas de pagamento são identificados e os gastos são organizados de forma a beneficiar construtora e cliente.

Além disso, é possível gerar orçamentos mais detalhados, o que aumenta a confiança do cliente no trabalho e na própria construtora. 

Apresentar preços totais, unitários, volume de material, separação por etapas e outras informações mais minuciosas se torna mais fácil. 

Ter a confiança de seus clientes pode gerar muitos frutos no médio e longo prazo.

2. Possibilita um planejamento maior e melhor

Outro ponto importante nas reformas é evitar riscos e erros. O único jeito de conseguir reduzir problemas é com um bom planejamento. Definir prazos para cada etapa, data limite para que orçamento apresentado possa ser cumprido e cada mínimo passo na execução do projeto é essencial.

Claro, esses elementos são importantes não só para evitar erros, mas para ajudar seu cliente a se organizar. Pode ser que, vendo o orçamento, ele perceba que não tem dinheiro naquele momento. Pode ser, ainda, que ele ache que os transtornos podem impactar muito o dia a dia no espaço e ache melhor esperar.

Com um planejamento bem feito a construtora pode ajudar o cliente a perceber que o transtorno será mínimo em alguns pontos, que vale a pena fazer a reforma naquele momento. Se a obra for adiada, o planejamento serve, ainda, para que o cliente saiba que, a partir de uma determinada data, os valores apresentados podem subir.

A gestão de obras ajuda a simplificar a organização de todos esses dados, evitando erros de planejamento e aumentando a clareza na apresentação da proposta para o cliente.

3. Criação de um cronograma real

O planejamento detalhado é essencial e impossível ser realizado sem um bom cronograma de obras. Oferecer ao seu cliente uma forma de acompanhar a evolução dos trabalhos e o que esperar a cada dia é muito importante.

Reformas raramente são feitas em espaços que não são usados. Apenas com um cronograma o cliente pode, mais do que controlar os gastos, se organizar para que seu dia a dia não seja tão impactado.

Se todas as informações já estão no sistema do seu software para a organização do orçamento e planejamento, obviamente elaborar o cronograma lembrando de cada atividade vai ser muito mais simples. Além disso, se torna muito mais fácil atualizar e consultar o cronograma a medida que a obra é executada, tanto para a construtora quanto para o cliente.

4. Evita mal-entendidos

Toda construtora já apresentou o projeto para o cliente e ouviu um “tinha entendido outra coisa” na hora de apresentar os valores. Esse tipo de mal-entendido acontece muito mais do que a gente gostaria. Que tal utilizar um software de gestão de obra para eliminar esses problemas?

Como toda a comunicação e planejamento é registrado no sistema em detalhes, cada detalhe debatido pode ser verificado, seja na hora de aprovar orçamento ou de debater o resultado de uma das estruturas.

O alinhamento de informações, os detalhes dos materiais comprados e das etapas descritas no cronograma estão todos na mão para que adaptações sejam feitas, correções decididas e garantir que todas as partes envolvidas entendem exatamente como o projeto será executado.

5. Comunicação com o cliente otimizada

Uma das maiores vantagens de softwares de gestão de obras é colocar o cliente mais próximo da obra. Ele tem todos os documentos, planilhas e planos em mãos pelas plataforma e pode consultar pelo celular quando quiser.

Além de otimizar a comunicação, não deixando o cliente dependente 100% da construtora para conseguir fotos e informações, é uma forma de aumentar ainda mais a confiança do cliente na empresa.

6. Funciona como um registro da obra

Documentar cada passo e ter esse registro salvo é ótimo para construtoras. Cada erro que ocorre se torna um aprendizado, mas fugir dos erros por poder consultar registros de outras reformas é ainda melhor, principalmente para o cliente.

Falhas de planejamento, orçamento, cronograma, riscos que não foram lembrados até que aconteceram, todos esses pequenos grandes problemas se tornam muito mais fáceis de prevenir.

Lembre-se: erros, desde os insignificantes até os de grande impacto, geram atrasos e custos. Eliminar isso das reformas aumenta a confiança dos clientes e as possibilidades da construtora lucrar e crescer no mercado.

Softwares de gestão de obras: o diferencial das reformas

Assim como uma obra que começa do zero, reformas exigem muito controle e organização. Por isso, os benefícios de um software se colocam como um grande diferencial para as construtoras.

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