Obra Prima: a solução ideal para a gestão financeira de obras

O Obra Prima é a solução ideal para a gestão financeira de obras! Tem problemas em manter o controle financeiro da construtora? Então mude essa realidade!

O que você sente quando lembra daquela pilha de planilhas de gestão financeira de obras que estão em cima da sua mesa, esperando para serem organizadas? 

Se os principais sintomas são cansaço e revirada de olhos, chegou a hora de solucionar de uma vez por todas os problemas causados por esse tipo de gestão. Chega de perder tempo com isso.

O remédio se chama: Obra Prima, um software de gestão de obras que atende a todas as demandas de obras. O que também inclui o gerenciamento financeiro.

Criado para ajudar pequenas e médias construtoras a resolverem suas dores, esse sistema de gestão ágil e dinâmico tem tudo para se tornar o aliado da lucratividade da obra. Além de facilitar o gerenciamento da construtora, também traz notáveis benefícios para o departamento financeiro.

E sabe o que é melhor ainda? Oferece tudo o que a sua empresa precisa para manter a gestão financeira de obras em dia sem as complexidades e altos custos dos sistemas tradicionais. Ou seja, cabe em qualquer bolso!

Entenda, neste artigo, como o Obra Prima pode facilitar a gestão financeira da sua construtora e evite prejuízos!

1. Elaboração de orçamentos

O software Obra Prima oferece maior facilidade na elaboração de orçamentos, que podem ser mais detalhados e precisos, gerando menos prejuízo para o negócio e facilitando o fechamento das contas da construtora.

Com ele, você pode controlar melhor a contratação de profissionais, o uso de matérias-primas, equipamentos, entre outros gastos.

Em uma interface simples de usar, é possível ter acesso a detalhes do orçamento que poderiam passar batidos se você ainda estivesse trabalhando com planilhas. E também é possível definir orçamento de custo e venda e planejar o cronograma físico-financeiro dos projetos.

Com isso, os custos podem ser reduzidos e o financeiro de obras ganha mais domínio sobre suas despesas.

2. Organização de contas

Sabe quando você precisa pagar contas de obras, mas acaba esquecendo os prazos? É um problema de falta de controladoria que pode ser eliminado do dia a dia da sua construtora ao usar o software para gestão financeira de obras.

Com ele, as contas a pagar e a receber ganham mais visibilidade, sem que sua empresa fique à mercê dos cálculos. O fluxo de caixa é automatizado e o sistema também oferece o relatório em tempo real.

Além de integrar o cronograma de obra ao plano de contas financeiro da construtora, o software gera demonstrativos a partir das categorias de receitas e despesas. Assim, as movimentações financeiras podem ser analisadas e comparadas na mesma interface.

Com isso, você pode descobrir quais são os déficits que a construtora vem enfrentando e também quais são as medidas corretivas mais adequadas. 

3. Organização de pagamentos de clientes

O seu gerenciamento de pagamentos anda meio bagunçado e focado nas necessidades financeiras do prestador de serviço? Com o uso do software de gestão de obras Obra Prima isso não acontece.

Sua construtora pode manter todas as informações referentes a pagamentos em um sistema único e facilitar a relação contratual. Os documentos ficam salvos em nuvem e acessíveis aos clientes. Então, todos têm controle sobre os serviços executados e os pagamentos que precisam ser efetuados.

As facilidades são tantas que até mesmo os pagamentos e boletos realizados podem ser conferidos diretamente do celular.

4. Acompanhamento do andamento da obra

Com o Obra Prima você pode administrar e registrar todas as etapas da obra dentro do software, após checar o andamento no canteiro. Isso facilita e muito a identificação de problemas e até mesmo a prevenção de grandes prejuízos financeiros.

E não pense que apenas sua construtora sai ganhando com essa facilidade. Os clientes também agradecem! Isso porque é possível oferecer relatórios atualizados, além de fotos e vídeos do andamento da obra. Eles vão se sentir ainda melhor atendidos.

A comunicação com o cliente é feita através do Portal do Cliente e de um App pelo qual você pode enviar informações valiosas sobre o andamento da obra para a empresa contratante.

5. Gestão de compras 

Compras mal feitas estão entre as principais inimigas da gestão financeira de obras. Causadas, em geral, por mapas de cotação imprecisos ou improvisados, podem trazer sérios prejuízos para a construtora.

Mas, fique tranquilo, porque isso não vai acontecer caso você opte pelo Obra Prima. Isso porque o software de gestão de obras oferece cotação online de insumos junto a fornecedores, o que melhora até mesmo a gestão de compras emergenciais, caso sejam necessárias. 

Você pode fazer um planejamento de compras mais consciente e sem desperdiçar insumos e recursos nas obras. Sua construtora não vai sair perdendo!

6. Apropriação de custos conciliada ao cronograma físico-financeiro de obras

Vamos supor que, por algum motivo, a construtora apropriou uma grande quantidade de dinheiro para contratar mão de obra e uma etapa acabou atrasando. Isso aconteceu, muito provavelmente, porque o cronograma físico-financeiro de obras não foi bem planejado.

Para evitar prejuízos na gestão financeira de obras, o Obra Prima oferece a apropriação de custos conciliada ao cronograma físico-financeiro de obras. Assim, você pode evitar qualquer dor de cabeça causada por obras que precisam extrapolar o orçamento previsto.

O Obra Prima lança as contas a pagar, identifica o quanto foi gasto e o valor excedente. Com isso, pode medir a eficiência dos serviços prestados e evitar que a obra fique mais cara.

Chegou a hora de tornar a gestão financeira de obras da sua construtora mais eficaz

Como mostramos neste artigo, além de tudo o que o Obra Prima faz para a construtora, também pode facilitar a gestão financeira de obras para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Ajuda a melhorar a produtividade e reduzir custos, além de aumentar a satisfação do cliente, que certamente também perceberá todos esses benefícios. Um verdadeiro diferencial para a sua construtora. Que tal ter acesso a uma demonstração gratuita sobre como este software de gestão de obras pode ser útil para a saúde financeira do seu negócio?

Fica mais fácil perceber, na prática, tudo o que falamos até aqui e entender como ele pode ajudar na gestão financeira de obras. Aproveite esta tecnologia de ponta para profissionalizar ainda mais a sua construtora!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.