Soluções inteligentes para a gestão de compras de emergência na construção civil

Existem soluções para a gestão de compras de emergência que ajudam o controle financeiro da construtora! Entenda como um software de gestão de obra ajudar.

Lidar com o controle do estoque de materiais é sempre um problema, seja pelo excesso ou pela falta de insumos provisionados. Atenção, esse pode ser um indício de que chegou a hora de pensar em soluções para otimizar a gestão de compras de emergência.

Veja o lado bom: quanto mais você melhorar o planejamento e o controle de materiais e serviços, mais poderá economizar capital de giro e reduzir desperdícios.

Com os avanços da tecnologia na construção civil, hoje até mesmo pequenas e médias construtoras podem ter acesso a softwares de gerenciamento de obras capazes de otimizar a gestão de compras de emergência. Soluções que ajudam o construtor a planejar, controlar e organizar essa importante etapa da obra para evitar qualquer prejuízo.

O que é gestão de compras mesmo?

Gestão de compras é otimizar os processos de compras para adquirir os materiais corretos em quantidades adequadas na data certa e com os melhores preços.

Fundamental para garantir a lucratividade na construção civil, a atividade também é importante para o gerenciamento de obras e sucesso das execuções. Isso porque a falta de materiais de construção no canteiro de obras pode ser sinônimo de equipe parada e tempo perdido.

Então, é papel do gestor de compras:

  • Trabalhar para encontrar materiais de qualidade por preços reduzidos;
  • Saber a procedência dos insumos e manter bom relacionamento com os fornecedores;
  • Conhecer os atributos dos produtos e as etapas de fabricação de cada um deles;
  • Acompanhar a logística desses itens para garantir que cheguem no prazo adequado ao canteiro de obra;
  • E ainda controlar o armazenamento desses itens para que a durabilidade e a resistência dos produtos sejam mantidas.

Pode parecer muita coisa, não é mesmo?

E realmente é, mas a boa notícia é que essa missão impossível pode ser descomplicada com a ajuda de softwares de gerenciamento de obras!

Vantagens de usar um software de gestão de obras para melhorar a gestão de compras

Tem interesse em usar a tecnologia para trazer mais simplicidade para a gestão de compras? Com a escolha de um software de gestão de obras você e a sua construtora terão acesso a uma série de benefícios que passam, inclusive, pelo aumento da lucratividade das obras.

Entenda melhor sobre cada um deles a seguir:

1. Ao usar o software de gerenciamento de obras você tem onde inserir as compras de emergência

Com isso, os problemas de comunicação decorrentes de compras emergenciais de insumos que estão em falta não se tornam prejuízo para o controle financeiro.

Ao usar um software de gerenciamento de obras, sua construtora pode registrar em um só lugar todas as movimentações financeiras do fluxo de caixa. Então, fica muito mais fácil entender quais compras estão em andamento e em quais fases se encontram: se na solicitação, cotação ou ordem de compra. 

2. Pode fazer a apropriação de gastos com insumos

Para ter uma visão mais clara sobre os custos envolvidos em cada etapa planejada e executada você também pode apropriar gastos em diferentes fases de seus projetos

3. Melhorar ainda mais o relacionamento com fornecedores

Algumas plataformas oferecem, inclusive, funcionalidades como cotação online para aproximar construtoras de fornecedores. Por meio de interfaces bastante intuitivas podem ser enviadas solicitações e ainda avaliar cada um dos contatos.

4. Centralizar operações de faturamento e reembolso

Com um espelho de faturamento mensal em mãos é possível registrar quais produtos e serviços precisam ser faturados para qual fornecedor, em qual data, valor, taxa administrativa e status. O que facilita a gestão de compras e a apresentação de demonstrativos para os clientes

5. Ter um software que seja especializado em compras

Com a escolha de um sistema para gestão de projetos de obras dá até mesmo para registrar a evolução e as solicitações de compras

No Obra Prima, por exemplo, você pode fazer isso por meio de um aplicativo móvel onde quer que esteja. Um verdadeiro diferencial para encantar ainda mais o cliente, que pode acompanhar a evolução da obra a poucos cliques.

Software de gerenciamento de obras, um aliado da produtividade dentro e fora do canteiro de obras

Atualmente, os softwares se tornam essenciais para quem quer aumentar a produtividade, além de reduzir custos e prejuízos com compras emergenciais. Permitem um melhor controle financeiro, encurtam a distância entre contratante e contratado e ainda tendem a aumentar a satisfação do cliente.

Com o apoio da tecnologia, os procedimentos podem acontecer de modo integrado com todos os departamentos da construtora e canteiro de obras. O que melhora a comunicação entre equipes, agiliza a troca de documentos que passam a ser digitalizados e torna a tomada de decisão mais precisa e eficiente.
Preparado para alavancar os resultados dentro e fora do canteiro de obra, assim como a margem de lucro do seu negócio? Então, não deixe de agendar uma demonstração online deste poderoso software de gerenciamento de obras!

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.