Como soluções inovadoras na construção civil mudam seu negócio

Como soluções inovadoras na construção civil transformam o mercado e a sua construtora? Confira no post!
Soluções inovadoras na construção civil transformam a realidade
Soluções inovadoras na construção civil transformam a realidade

Confira quatro formas de desenvolvimento de soluções inovadoras na construção civil e faça parte das mudanças no mercado.

O brasileiro é mesmo criativo e as soluções inovadoras na construção civil podem depor a favor dessa fama. São muitas as invenções criadas no país, desde as lajes cogumelos aos tijolos feitos com resíduos de frutas, as fontes de inovação são inesgotáveis.

Há sempre uma nova forma de olhar para a construção. Desse modo, a realidade se transforma desde o ponto de vista em que se observa a fachada de um prédio até repercutir nos processos mais especializados de gestão.

Hoje, após a crise e com a retomada do crescimento, essa forte veia inovadora aponta diretamente para a tecnologia da construção civil. Há novos tipos de negócio emergindo e se consolidando. Entre eles estão desenvolvedores de equipamentos, materiais e sistemas de gerenciamento de obras.

E qual é a principal missão dessas novas ofertas?

Fazer a construtora ganhar dinheiro com a construção civil!

Depois de tempos de incertezas, voltar a crescer abundantemente é uma questão de escolha para as empresas que permaneceram no mercado. E essa escolha tem tudo a ver com o uso da tecnologia na construção civil.

Veja como esse cenário se desenha e prepare a construtora para mudar!

Como se apresentam as soluções inovadoras na construção civil?

As mudanças que estão dando forma ao mercado da construção civil são muitas. Mas queremos destacar que elas se apresentam em quatro principais aspectos:

  1. Modelos de negócio;
  2. Produtividade em processos;
  3. Ofertas de serviços agregadas ao produto;
  4. Automação residencial e do canteiro de obras.

Confira a seguir como acontece cada uma dessas transformações:

1 – “Construtechs”: já ouviu falar delas?

As construtechs são as novas empresas focadas no desenvolvimento de tecnologias. Elas seguem o mesmo formato das startups, mas estão totalmente focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras na construção civil.

Geralmente, as construtechs criam diversas soluções de sistema de gerenciamento de obras e de processos diversos de construtoras. Eles foram feitos para facilitar o exercício de funções muito importantes para o construtor, mas que nem sempre são o foco do negócio.

Fluxo de caixa, cronograma físico-financeiro, orçamento de obra e tantas outras tarefas que envolvem dados e inteligência de mercado ganharam facilitadores. Estes, quando desenvolvidos por especialistas da construção, acabam trazendo grandes retornos, principalmente às PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

2 – Ganhos na gestão da construtora e na produtividade

Um dos ganhos das soluções inovadoras na construção civil ofertadas pelas construtechs está presente na produtividade. Ao facilitar processos difíceis de gerenciar em planilhas, a construtora se profissionaliza. Os ganhos no gerenciamento de obras são notáveis.

Mas a produtividade também é reforçada pelo uso de ferramentas, processos construtivos e materiais inteligentes. A edificação que usa como base os pré-moldados está em alta no Brasil, assim como o teste de ferramentas e materiais diferenciados. Drones e o concreto inteligente são exemplos disso.  

3 – Novos modelos de oferta

Outra evidência de como as soluções inovadoras da construção civil mudam a realidade está na oferta de serviços agregados ao produto final. Incorporadoras, por exemplo, têm reduzido a metragem de imóveis para alcançarem preços mais competitivos. Em compensação, oferecem serviços no próprio condomínio.

Tais modelos são conhecidos como Home Clubs. Os de luxo preservam as plantas de cômodos amplos. Já os mais inovadores trazem a estrutura de lavanderia, escritório, salão de festas e academia para a área comum. Também oferecem aplicativos para acesso a serviços como os de faxina, para facilitar a vida dos moradores.

4 – IoT na construção

A automação residencial tem se popularizado. Casas inteligentes têm comandos automáticos de climatização. O que inclui fechamento de persianas e acionamento de climatizadores de ar, conforme a alteração da luminosidade e da temperatura durante o dia. Mas essas funcionalidades são apenas pequenos exemplos.

O gerenciamento de obras também será revolucionado pela Iot (Internet of Things). Imagine um capacete que avise ao gestor que um dos pedreiros está desprotegido, pois sensores serão capazes de detectar o bom e o mau uso automaticamente, enviando relatórios aos responsáveis.

Também será possível gravar remotamente e em três dimensões o desenvolvimento da obra. Mas as possibilidades que a tecnologia da construção civil oferta são infindáveis. Todas elas resultam em novas formas de ganhar dinheiro com a construção civil, com ofertas diferenciadas e mais cuidados em processos básicos, capazes de gerar produtividade e redução de custos.

Gostou do assunto? Então fique atento, pois falaremos mais sobre soluções inovadoras na construção civil no nosso blog!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.