Steel Frame: o que é, vantagens e desvantagens para construção civil

Steel frame: o que é, quais são as suas vantagens e desvantagens para a construção civil e como pode mudar os seus projetos daqui para frente.
Steel frame: sistema para construção civil.
Steel frame: sistema para construção civil.

Você sabe o que é o steel frame? E sabe quais são as vantagens e desvantagens desse sistema para a construção civil? Hoje, vamos te explicar tudo que você precisa saber. Confira. 

O que é o steel frame?

O steel frame, em português: estrutura de aço, conhecido também como light steel frame, é um sistema construtivo constituído por peças de aço galvanizado que juntas compõem o principal elemento da estrutura.

Toda a vedação de estrutura é feita com placas ou painéis, que podem ser compostas por vários tipos de materiais diferentes, por exemplo: placas cimentícias, madeira, drywall ou painéis de alumínio. 

A estrutura é uma das partes mais importantes de qualquer construção, ela é feita, normalmente, com concreto armado. 

Porém, existe um novo sistema construtivo que vem conquistando cada vez mais espaço nas inovações e novidades do mundo da construção civil no Brasil. 

O steel frame

Esse sistema é usado já faz anos nos Estados Unidos da América, surgiu no início do século XIX, e é um dos mais famosos métodos construtivos de estrutura ao redor do mundo. 

Ficou conhecido como construção seca, porque dispensa o uso de tijolos, cimento ou concreto.

Com a revolução do setor metalúrgico nos EUA e com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço virou um material muito abundante. 

Por isso, começou a ser usado nas construções, originando o sistema e as estruturas de steel frame

Depois da fundação, os perfis de aço são colocados até ficarem com o formato desejado, e, então, as placas ou painéis para o fechamento são inseridos nas laterais.

Por último, é feito o teclado,  que pode ser com telhas de cerâmica, lajes de aço galvanizado com revestimento de madeira ou lajes pré-moldadas de concreto. 

O steel frame pode ser usado em qualquer tipo de edificação. Nos casos de utilização de aço leve, pode ser aplicado em construções de prédios com no máximo quatro andares. 

Como todo processo de construção, o steel frame tem as suas vantagens e desvantagens, confira elas aqui!

5 vantagens do steel frame

O material tem leveza e uma durabilidade de até 300 anos. 

Além disso, as construções feitas com steel frame proporcionam várias outras vantagens relevantes, como, por exemplo: economia na obra, maior produtividade e o ganho de área.  

Vamos falar hoje de 5 vantagens: 

  1. Diminuição de resíduos da construção
  2. Obras mais limpas e rápidas
  3. Ganho de área
  4. Menos etapas na construção
  5. Facilidade de execução e manutenção das instalações

Agora, conheça um pouco mais sobre cada uma das vantagens de construir com esse sistema para a sua obra: 

1. Diminuição de resíduos da construção

A produção das estruturas com esse material também é sustentável, porque a maior parte da matéria-prima usada é reciclada. 

Além de quase nenhum ou pouco uso de água, esse sistema tem um índice baixíssimo de desperdício e descarte de materiais. Proporcionando assim, economia na obra.

Leia também: 

Telhado Verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica

2. Obras mais limpas e rápidas

Como já falamos, as construções feitas por meio desse método quase não produzem lixo no decorrer da obra. 

Assim, essa razão sozinha já seria suficiente para que o ambiente de trabalho e as obras ficassem mais rápidas e limpas. 

Afinal, se compararmos esse método às estruturas em alvenaria, que tendem a ser mais demoradas, geralmente, os métodos construtivos tradicionais produzem alto volume de entulho. 

Para aqueles que precisam montar um negócio de maneira rápida ou prezam por praticidade nas construções, o steel frame é a melhor opção. 

Ao passo que uma obra realizada com esse material fica pronta muito mais rápido que as realizadas com outros sistemas de construção. 

De maneira geral, as peças já são compradas prontas, precisando somente montar a estrutura e fazer as ligações entre elas. 

Leia também: 

6 dicas para deixar seu canteiro de obras organizado

3. Ganho de área

Quando comparada a uma planta de edificação em alvenaria, uma construção realizada com aço galvanizado possibilita um ganho de área. 

De maneira imediata, isso acontece uma vez que a espessura das paredes internas nas edificações feitas em steel frame é menor quando comparada a tijolos e blocos, por exemplo. 

4. Menos etapas na construção

As obras realizadas em steel frame são mais velozes porque apresentam menor número de etapas na construção. 

As pessoas, geralmente, têm pressa em todo tipo de projeto. Definitivamente, contar com uma construção de qualidade com menos etapas para entrega faz diferença até mesmo no bolso. 

Afinal, o processo industrializado gera desperdícios menores. Assim, as etapas da obra serão somente atividades de montagem. 

Quando comparamos às construções de concreto armado, a diminuição nos custos das fundações é um ponto de destaque, uma vez que o steel frame cria estruturas muito mais leves. 

5. Facilidade de execução e manutenção das instalações

Sabemos que uma obra que simplifique os processos de manutenção posteriores é um grande benefício. E é exatamente isso que uma construção feita com steel frame oferece. 

Ou seja, uma obra com esse sistema como elemento estrutural assegura maior facilidade na passagem e manutenção das instalações hidrossanitárias, gás, ar-condicionado, dados e elétricas.

Já em relação à manutenção, o transtorno e custos com a troca de instalações é menor ao construir com o sistema de steel frame

Como a estrutura é modular é fácil de manusear, só é necessário retirar a placa para realizar a manutenção. Depois de fazer o procedimento necessário, é só voltá-la para o lugar original. 

Além disso, por ser um tipo de construção altamente durável, a necessidade de manutenção é reduzida também. 

3 desvantagens do steel frame

Agora que já falamos das vantagens desse sistema para a sua obra, vamos falar das desvantagens. 

Embora haja redução de custos e do aumento do uso na construção civil no Brasil, as estruturas feitas com o sistema de steel frame têm algumas desvantagens. 

  1. Demanda de mão de obra especializada
  2. Barreira cultural
  3. Limitação de altura

Vamos falar melhor sobre cada uma delas a seguir, confira: 

1. Demanda de mão de obra especializada

O sistema de steel frame necessita ser minuciosamente calculado e planejado, por não permitir erros e desperdícios que podem pesar no bolso. 

Dessa maneira, têm manuseio diferenciado em comparação com as construções de alvenaria. 

Assim, a mão de obra para essa opção inovadora no Brasil ainda é escassa. O percentual de construções feitas com estruturas de aço no país ainda é muito menor que as estruturas de concreto armado. 

2. Barreira cultural

Ainda que não seja o mais popular, o uso desse modelo construtivo tem crescido no Brasil ultimamente. 

Porém, ainda existe uma grande resistência em substituir os processos tradicionais da construção civil. 

Entretanto, por ser um sistema construtivo mais sustentável e veloz, é uma inovação relevante para os modelos estruturais da construção civil no país. 

Em parte, a barreira existe por conta do desconhecimento das diversas vantagens desse tipo de construção. 

3. Limitação de altura

O steel frame é usado em países com terremotos por ser uma estrutura resistente, diferente do que muitos imaginam.  

Porém, é um aço leve e não é indicado para construções com mais de cinco andares, porque pode apresentar fragilidade. 

Assim, é muito importante ter o conhecimento minucioso a respeito desse tipo de material antes de escolher usá-lo. 

Steel frame: tendência no Brasil?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o sistema de steel frame, acredita que ele vai virar uma tendência no Brasil? 

É um sistema inovador de construção, leve e com uma longa durabilidade. Dessa forma, é possível que nos próximos anos ele ganhe ainda mais espaço no mercado. 

Quer acompanhar as inovações da construção civil e melhorar a sua gestão de obras? Então, siga o nosso blog e confira todas as novidades. 

Também marque uma demonstração do nosso sistema para você conhecer todas as vantagens do Obra Prima. 

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.