Sua construtora precisa de um estagiário e você não sabe disso!

estagiários da construção civil
estagiários da construção civil

Estagiários podem ser um dos melhores investimentos para sua construtora e não devem ser desvalorizados. Conheça os benefícios de ter um estagiário!

Quando uma construtora pensa em contratar um estagiário é automático considerar corte de gastos e mão de obra barata. Esse é um dos pensamentos mais incorretos no mercado.

Estagiários não são mão de obra barata, mas investimento que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Valorizar esse profissional é essencial e entender as vantagens que ele pode trazer é muito importante.

Acompanhe aqui tudo o que você precisa saber sobre os benefícios de colocar um estagiário em sua empresa.

Construtoras e estagiários: pequenas equipes, grandes resultados

O dia a dia de uma construtora é corrido. São muitos projetos para gerir, fornecedores para contatar, compra de materiais, contratação de trabalhadores para obras e gestão interna. Mesmo assim, pequenas e médias construtoras funcionam com uma equipe pequena.

Ter muitos funcionários pode ser um problema para essas empresas, principalmente do ponto de vista financeiro. A contratação de profissionais formados e com experiência de mercado, apesar dos benefícios, pode estar fora do alcance dos negócios.

Uma das principais soluções para esse impasse que existem atualmente é a contratação de estagiários. O custo de contratar um estagiário é muito menor do que os encargos de um profissional especializado e ele realiza um trabalho muito mais amplo dentro da empresa, auxiliando em diversos setores.

Claro, não é porque esse é o principal motivador para se ter um estagiário que ele deve ser considerado apenas uma mão de obra barata. Existem diversos benefícios associados à contratação desse tipo de profissional.

5 vantagens em contratar um estagiário

Estagiários são um dos melhores investimentos que uma construtora pode fazer, principalmente se ela deseja aproveitar as oportunidades que se apresentam para o ano de 2020.

Veja aqui as principais vantagens:

1. Menores custos para as construtoras

Já mencionamos, mas nunca é demais destacar a redução de custos que um estagiário representa perto de um funcionário regular. Com a recessão que a construção civil vem vivendo, é essencial eliminar custos do negócio, mas não é possível ignorar a necessidade de funcionários.

Com o mercado se recuperando e o aumento nas atividades cada vez mais intenso, ter alguém para melhorar os processos e eficiência interna é indispensável. Estagiários desempenham bem esse papel sem a necessidade de todas as taxas que existem na CLT.

Contratos de estágio não incluem contribuições trabalhistas e previdenciárias, exigindo apenas o pagamento do salário, que também é mais baixo do que o de um profissional formado.

Não esqueça de oferecer condições para seu estagiário. Ele pode não exigir contribuições trabalhistas, mas oferecer uma bolsa com valor justo e vale-transporte é uma questão de respeito com o profissional em formação. Ensine-o, desde sempre, a se valorizar e a valoriza o local onde trabalha.

2. Inovação é um diferencial

Estudantes são uma nova geração de pessoas. Eles chegam ao mercado de trabalho com uma visão diferente de mundo, novas referências culturais e uma relação muito mais íntima com a tecnologia, internet e gadgets.

Estagiários veem o mundo a partir de experiências mais modernas e conseguem identificar oportunidades e necessidades que profissionais mais velhos não conseguem.

Ter um estagiário pode trazer muita inovação para seu negócio, novas plataformas e softwares que podem otimizar seus processos e soluções e ideias que você nunca considerou.

3. Vontade de aprender

O estagiário tem uma grande motivação para trabalhar: a necessidade de absorver conhecimentos práticos. Ele não é um profissional inserido no mercado de trabalho, mas um estudante que está tendo um primeiro contato real com a profissão que escolheu.

O estágio, dá a esse aluno a chance de ver de perto como uma construtora funciona e de como tudo o que ele tem aprendido se aplica na prática. Isso acaba por estimular sua curiosidade em entender cada vez mais da rotina da empresa e da profissão.

Ensinar um estagiário e mostrar a ele tudo o que se faz em uma construtora e como executar as tarefas pode ajudar muito funcionários que já estão inseridos no meio. Mais do que informar o estagiário, eles revisam suas próprias tarefas, se tornando mais aptos a identificar falhas e otimizar processos.

A vontade de aprender do estagiário contagia os colegas de trabalho, fazendo com que se crie uma troca incrível de conhecimentos.

4. Desejo de crescer

A vontade em aprender cada vez mais e ganhar espaço no mercado de trabalho faz com que esses profissionais sejam dedicados, se comprometam com prazos e com uma execução de qualidade das atividades.

O desejo de crescer do estagiário o transforma em um profissional que gosta de mostrar serviço e que faz tudo com cuidado e qualidade. Ele acaba tentando utilizar todas as suas habilidades para contribuir com o negócio e mostrar bons resultados, principalmente se existe uma possibilidade de efetivação.

5. Contratação segura

O contrato de estágio é regulamentado pela Lei 11.788/2008, que, em seu Art. 1º define que:

“Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

Existe todo um sistema para ter um estagiário, que deve estar matriculado em uma instituição de ensino e apresentar relatórios das atividades desenvolvidas. Seu desempenho é avaliado por professores na escola e supervisores na empresa e o vínculo entre estudante e empresa é firmado por meio de contrato.

Por existirem diretrizes claras sobre esse tipo de contrato, apresentando todas as regras que devem ser cumpridas pelo estagiário e pela empresa, os dois lados são protegidos pela lei. Assim, é um tipo de contratação que passa segurança para a construtora e o aluno, ainda que não se firme um contrato de emprego como a CLT.

Agora você já sabe que precisa de um estagiário

Sua empresa só alcança benefícios com a contratação de um estagiário. Você passa a ter a oportunidade de formar um profissional que atue com base na missão e valores que acreditam ser mais importantes.

Além da nova visão de mundo e inovações que mencionamos como benefícios, sua construtora pode moldar o profissional que deseja ter em seu quadro de funcionários, oferecendo conhecimentos e ferramentas alinhadas a sua forma de trabalho. Assim, empresa e estagiário crescem juntos em direção aos melhores resultados.

Que tal participar de um Webinar Gratuito para entender mais a fundo os benefícios da contratação de estagiários para a sua construtora? Confira o vídeo abaixo:

Tem interesse em participar? Clique aqui para fazer a sua inscrição!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.