Engenheiro preocupado com a organização

Sua falta de organização pode falir a construtora!

Que a organização é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa é fato. Mas sabia que para aumentar o lucro na construção civil isso é ainda mais importante?

Muitas vezes a vontade de lucrar é tanta que se economiza excessivamente na organização do local onde tudo acontece: o canteiro de obras. 

Mas assim como tudo na vida, o barato pode sair caro e o prazo e a qualidade do empreendimento a ser entregue pode ser comprometida. Agir sem pensar nas consequências pode afetar a produtividade da equipe envolvida na execução das obras, causar acidentes de trabalho e ainda danos à reputação da construtora.

Então como evitar a falta de produtividade para alavancar a lucratividade?

Com a organização dos processos. O primeiro passo para tornar o trabalho mais ágil, reduzir desperdícios e prevenir possíveis erros no ciclo de obras. “Colocar a casa em ordem” ajuda a assegurar a qualidade final do projeto e a evitar futuras dores de cabeça com gastos além do previsto e redução de lucro. 

Afinal, problemas de organização podem culminar em prejuízos não só financeiros como também na reputação do negócio. Isso porque alguns desses erros podem gerar o descontentamento de clientes e até mesmo indenizações e multas.

Entenda neste artigo em quais pontos sua construtora deve se atentar para evitar a falta de organização na construção civil. Aspectos que nem toda empresa observa e que podem fazer a diferença para a construtora que quer aumentar sua lucratividade.

Preparado para dar início ao projeto: “falência nunca!”? Então, chegou ao lugar certo. Boa leitura!

7 problemas de organização que podem afetar o lucro na construção civil

Para garantir que o trabalho ocorra da melhor forma possível e dentro do cronograma estipulado é preciso se atentar principalmente aos processos do dia a dia da construtora. 

Realizar o orçamento de obras e o cronograma são só alguns exemplos de tarefas rotineiras que exigem atenção. Às vezes são atividades feitas tão no automático que só se pensa em realizá-las logo, sem organizá-las de modo adequado.

Outro problema acontece quando a empresa entra no vermelho e, no desespero para conquistar novos clientes e reverter o quadro, pratica os preços mais baixos possíveis. O resultado pode ser catastrófico porque, sem medir as consequências, ela se verá obrigada a comprar insumos de baixa qualidade e a contratar mão de obra pouco qualificada

Já imagina na situação desagradável que isso resulta, não é mesmo? 

Se pensou em obras atrasadas e na insatisfação dos clientes acertou. 

Parece exagero, mas não é. Situações como essa são mais comuns do que eu e você imaginamos, mas podem gerar prejuízos decorrentes do descumprimento do contrato, cronograma e orçamento. E, claro, levar à perda do cliente recém-conquistado.

Quer descobrir o caminho das pedras para tornar sua empresa mais rentável e lucrativa? Reconhecer os problemas causados pela falta de organização dentro e fora do canteiro de obras já é um bom começo.

Não sabe ao certo qual aspecto do seu negócio, obras e projetos olhar primeiro? 

Sem problemas! A gente te ajuda. Veja quais falhas de organização mais comuns ao dia a dia de construtoras e que podem afetar negativamente o lucro na construção civil:

1. Falta de organização com o planejamento e orçamento de obras

A maioria dos problemas como atrasos, custos extras e imprevistos acontece devido à falta de organização no planejamento e orçamento de obras. Fatores essenciais para o sucesso de qualquer projeto de construção civil.

Existe até um estudo da consultoria Deloitte que revela que a diferença entre o valor orçado e o custo de uma obra é, em média, de 21,7%. Parece pouco, mas colocando na ponta do lápis ou melhor da calculadora do celular, não é.

Como o orçamento de obras deve estimar todos os custos para que o projeto seja executado é fácil errar. Principalmente se a construtora ainda tem o costume de trabalhar com planilha de orçamento de obras e não um software para centralizar todos os documentos.

Mas com a devida organização para levantar todas as informações físicas e financeiras da obra o desvio do custo global envolvido tende a ser incomparavelmente menor. E o risco que o valor de mercado do empreendimento fique alto demais e não seja atrativo para os clientes também.

Sabe o que difere um orçamento eficiente de um orçamento mal feito?

Quando bem feito, o orçamento permite que a empresa verifique se o projeto é mesmo viável e qual será sua rentabilidade. 

Já quando é mal executado, pode fazer com que a própria construtora acabe tendo que arcar com o custo excedente. Uma dor de cabeça e tanta para a empresa, além de um rombo no fluxo de caixa.

2. Problemas para organizar o cronograma

Como uma linha do tempo que indica as atividades a serem realizadas, o cronograma de obras deve ser elaborado e acompanhado constantemente. Um pequeno descuido pode comprometer que a entrega aconteça no prazo e trazer grandes prejuízos.

Portanto, para ser assertivo o cronograma deve considerar as seguintes variáveis incontroláveis: 

  • Questões físicas, como as condições do local que receberá a obra;
  • Questões financeiras, como o controle de caixa;
  • E exigências legais, como vistorias. 

Quando as variáveis incontroláveis não são observadas corretamente o risco de não se ter uma margem de tempo necessária para executar a obra é alto. O que pode gerar atrasos na entrega de determinadas fases da obra ou até mesmo da própria obra como um todo.

Como o cronograma de obras não deve ser estático, mas sim flexível a dica, então, é trocar a planilha de cronograma de obras por sistemas integrados de gerenciamento de obras. Isso facilita muito a verificação da curva de obras e possíveis reprojeções. É usar a tecnologia em benefício da lucratividade de seus projetos e obras.

3. Economia excessiva para a organização do canteiro de obras

Já parou para pensar que se tem um lugar em que a mágica acontece esse lugar é o canteiro de obras? Então, não economize tempo e recursos para investir no planejamento e melhor aproveitamento do espaço de trabalho.

Poupar recursos para organizar o canteiro de obras pode afetar a segurança da equipe e da comunidade local e também levar à falta de produtividade na construção civil.

Quando o local não é otimizado para aumentar a eficiência dos processos e favorecer a execução das obras, perdas podem ocorrer e a improdutividade aparecer. Até rimou!

Isso acontece quando não se tem o cuidado de fazer o descarte apropriado de resíduos nem de organizar equipamentos, materiais e o próprio canteiro de obras. 

É importante lembrar que tanto o descarte incorreto de substâncias perigosas, tóxicas e químicas quanto a falta de organização podem causar acidentes de trabalho e até mesmo envolver a própria comunidade que mora nas proximidades do local.

Então é preciso estar atento ao que dizem as principais normas técnicas pertinentes ao planejamento do canteiro de obras:

  • NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção);
  • NBR 1367 (Áreas de vivência em canteiros de obras);
  • NBR 5626 (Instalação predial de água fria);
  • NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão).

4. Problemas de relacionamento com os fornecedores

Sabe o que acontece com a construtora que trata os fornecedores com descaso ou que não mantém contato constante com eles? Recebe materiais com atraso e não consegue obter melhores condições ao negociar a compra de insumos.

Já aquela que se preocupa em ter uma boa relação com eles tem vantagens como entregas mais ágeis e preços reduzidos. Isso porque sempre deixa claro quais são suas expectativas sobre o cumprimento do cronograma.

Além de tudo, ao manter o cronograma de entregas em dia sua construtora evita que os funcionários fiquem parados à espera de materiais para as obras. Ponto para a produtividade da sua equipe!

5. Desperdício de materiais 

Quando a construtora não planeja a solicitação e recebimento de materiais as chances de se ter prejuízo pela falta ou excesso de insumos são altíssimas. O que inclui ainda o cuidado com o transporte ao canteiro de obras e armazenamento.

Desperdícios na construção civil são como uma bola de neve: podem começar por causa da falta de planejamento para a compra de materiais, mas impactar em várias outras frentes. 

Uma delas é o orçamento, que pode ser comprometido quando não se busca a melhor relação entre custo e benefício dos insumos. Outras são atrasos, retrabalhos e queda na qualidade do serviço. Isso porque existem vários outros tipos de desperdícios, como equipamento e maquinário, financeiro e da mão de obra.

6. Falta de atenção ao gerenciamento de equipes

Como acabamos de ver, desperdício de mão de obra é um dos problemas que podem afetar a lucratividade de uma construtora.

Imagina só o que acontece com uma empresa que não se preocupa em atrair profissionais mais qualificados? Ou, então, que perde o controle para gerenciar equipes de trabalho?

Como em um canteiro de obras existem vários processos acontecendo ao mesmo tempo, a falta de organização da equipe de trabalho pode causar atrasos e problemas. Assim sendo, deve ser papel do gestor de obras planejar as atividades e comunicar claramente o que precisa ser feito para evitar tempo ocioso, além de acompanhar os resultados.

Em caso de problemas, ele precisa saber a quem recorrer. Por isso, cada tarefa deve ter um responsável.

7. Problemas para dar conta de todas as demandas da gestão de obras e projetos

Com prazos de entrega cada vez mais apertados e orçamentos enxutos, dar conta de todas as demandas das obras pode se tornar um desafio.

Mas a boa notícia é que com o avanço da tecnologia na construção civil já existem soluções capazes de ajudar sua construtora a economizar tempo, dinheiro e gerar clientes mais satisfeitos. 

A principal delas é o software de gestão de obras e projetos, que traz mais eficiência do planejamento de obras à aquisição de materiais. Com o acesso a esse sistema sua construtora pode trazer o gerenciamento de todas as etapas da construção civil para a palma de suas mãos, onde estiver.

Uma forma de agilizar processos como a comunicação com o cliente e cotações com fornecedores, melhorar o controle financeiro de obras e otimizar o planejamento e orçamento de obras

Principais benefícios da organização do canteiro de obras e da própria construtora

Seja no canteiro de obras ou na mesa do escritório, existem várias vantagens de garantir processos organizados:

  • Aumenta a produtividade da equipe envolvida na execução do projeto;
  • Garante uma boa reputação para a construtora;
  • Impulsiona as vendas;
  • Previne perdas desnecessárias de insumos;
  • Reduz custos, além de erros e do risco de acidentes de trabalho e doenças;
  • Torna a tomada de decisão mais ágil e assertiva;
  • Traz mais segurança para as obras realizadas.

Como acabamos de ver, já é possível garantir todos esses benefícios ao implantar tecnologias como um software de gestão de obras ao dia a dia da sua construtora. Mas o principal segredo para aumentar o lucro na construção é um só. 

Sabe qual? 

Foco no cliente.

O lucro na construção civil começa com clientes satisfeitos

Depois de entender como administrar uma obra organizada influencia a lucratividade da construtora, é importante se atentar à peça central de toda obra: o cliente final.

Empresas organizadas garantem clientes satisfeitos, que fazem propaganda do negócio pelo mercado afora

Já construtoras que têm problemas causados pela falta de organização não, causa exatamente o contrário. Isso porque clientes insatisfeitos podem espalhar uma má fama da construtora por aí e prejudicar suas vendas. E como o lucro é impactado pela falta de organização, pode ficar mais difícil conquistar novos clientes. 

Não deixe que isso aconteça. 

Procure se atentar a todos os pontos vistos neste artigo para tornar sua gestão de obras e administrativa mais eficiente.

Você pode começar essa reorganização a partir de agora mesmo. 

Reserve um tempo do seu dia para reavaliar as atividades e processos que vêm sendo realizados. Isso ajuda a identificar melhor pontos fortes e fragilidades para aprimorar cada vez mais a organização de obras, projetos e tarefas administrativas.

Tem interesse em conhecer outros meios de aumentar o lucro na construção civil
Preparamos um eBook com tudo o que você precisa saber para maximizar a produtividade da construtora e gerar clientes mais satisfeitos. Para ter acesso a ele, clique aqui! Esperamos que seja útil para aprimorar ainda mais todo o trabalho e os resultados que vêm sendo alcançados pela sua construtora!

banner ganhar dinheiro na construção civil