Como a tecnologia da construção civil pode te ajudar a administrar uma obra?

tecnologia da construção civil aplicada em obras
tecnologia da construção civil aplicada em obras

Encontrar mão de obra qualificada, calcular o orçamento da obra para evitar prejuízos e comprar a quantidade certa de material são desafios comuns da administração de obras.

Mas existem outros, como a falta de capital de giro, a inadimplência dos clientes e a burocracia excessiva. O que nem todo mundo sabe é que grande parte desses problemas pode ser resolvida com a ajuda da tecnologia da construção civil.

Entenda, neste artigo, quais soluções tecnológicas podem trazer melhorias para a gestão de obras e o que a sua construtora ganha com isso. Acompanhe!

7 tecnologias da construção civil para descomplicar o gerenciamento de obras

Se até pouco tempo atrás trabalhar com o apoio da tecnologia na construção civil representava um custo inviável, hoje é algo mais do que acessível. Pode se tornar um diferencial competitivo, além de aumentar a motivação da equipe envolvida nas obras e também a satisfação do cliente.

Conheça sete tecnologias que têm tudo para facilitar a comunicação e a gestão de obras, além de aumentar a lucratividade e reduzir desperdícios:

1. Internet

Disponível tanto via banda larga, rádio e fibra óptica quanto via redes de internet móvel como 3G, 4G e até 5G, a internet está ao alcance de sete em cada dez brasileiros.

Já pensou como seria a troca de informações entre equipes, entre construtora e cliente e de equipamentos com servidores se não houvesse internet?

Além de facilitar a criação de projetos, cálculos e estruturas, o uso da internet na construção civil proporciona maior qualificação aos trabalhos do engenheiros. É um poderoso meio de disseminação e tratamento de informações que funciona ainda como ferramenta de marketing, inclusão e atualização de dados.

2. Aplicativos

Quem já usa o smartphone para melhorar a administração de obras sabe bem do potencial dele como ferramenta de trabalho. 

Com o surgimento dos aplicativos de construção civil, hoje tarefas como consultar o andamento da obra, controlar o fluxo de caixa, conversar com o cliente, fazer cotações de materiais e trocar documentos digitalizados podem ser feitas na palma da mão. Uma economia e tanto de tempo e dinheiro!

3. Modelagem 3D

O uso da modelagem 3D facilita a representação matemática de todas as etapas dos projetos de obras de forma tridimensional. Alguns softwares permitem o compartilhamento e a visualização desses documentos dentro do canteiro de obras. O que permite que o projeto possa ser atualizado ou ajustado em tempo real, conforme a executabilidade dos serviços.

Os retrabalhos são evitados, assim como custos extras e atrasos.

4. Drones

Mesmo ainda sendo pouco explorados como tecnologia da construção civil, os drones podem contribuir para a inspeção do canteiro de obras e registro fotográfico do progresso do projeto. Oferecem uma visão diferenciada e, ao mesmo tempo, completa dos serviços que estão em andamento no canteiro de obras.

Com isso, também funcionam como meios de corrigir inadequações antes mesmo que se tornem problemas.

5. Computação em nuvem

A nuvem vem elevando a construção civil a outros patamares. Nem o céu é mais limite. Brincadeiras à parte, é uma tecnologia que torna o controle de finanças e o desenvolvimento das obras mais ágeis. Permite o gerenciamento de todas as etapas da execução da obra.

Alguns softwares oferecem, inclusive, informações integradas desde a compra de materiais até as etapas de execução. 

Quer uma dica para entender mais sobre essa importante tendência da tecnologia da construção civil? Depois leia este post aqui para descobrir o que a nuvem tem a ver com a construção civil.

6. Tecnologia da Informação

Trazendo inovações para todas as fases da obra, a Tecnologia da Informação (ou simplesmente TI) torna a gestão de obras e projetos facilitada, as obras mais rápidas e melhores e reduz custos de construção. 

Tudo isso através da interpretação de dados. Afinal, o conceito é definido pelo uso da computação para produzir, armazenar, distribuir e acessar informações.

O trabalho se torna mais preciso, a execução mais rápida e barata.

Conheça algumas aplicações da TI na construção civil:

  • Armazenamento em nuvem;
  • BIM (Building Information Modeling);
  • Em sistemas de gestão;
  • Impressão 3D;
  • Internet das Coisas;
  • Machine Learning (Aprendizado de Máquina);
  • Realidades virtual, aumentada e mista;
  • Robótica.

7. Software de gestão de obras

O software de gerenciamento de obras é uma tecnologia que ajuda a construtora a tornar a gestão mais colaborativa, eficiente e organizada. É trocar as cansativas planilhas dispersas por um sistema integrado e completo que dá conta de todas as demandas das obras.

Como sabemos, gerenciar uma obra não é uma tarefa simples e requer atenção aos detalhes. Por isso, o software de gestão de obras pode ser um importante aliado.

Possibilita a gestão móvel de dados e documentos, além do acompanhamento do canteiro de obras em tempo real, troca de informações com clientes e fornecedores, entre outras funcionalidades. Só para você ter ideia, facilita até a elaboração e o acompanhamento do cronograma físico-financeiro e a medição física da evolução das obras. Isso ajuda a construtora a aumentar a produtividade, a organização financeira e a lucratividade.

Vantagens da evolução da tecnologia na construção civil

Não podemos falar em tecnologia e construção civil sem comentar o quanto a inovação é necessária para a evolução da construção civil.

Se a inovação tecnológica é o principal combustível para os avanços na construção civil, como a construção de edifícios cada vez mais altos e complexos, acompanhar e incorporar esses recursos à gestão de obras é sair na frente.

É responder aos desafios da busca por produtividade, redução de desperdícios e fortalecimento do controle de qualidade. E até mais do que isso. 

Executar obras em um tempo menor e com menos desperdício torna a tecnologia na construção civil um alicerce para mudanças socioeconômicas positivas. Permite o uso racional do tempo, material e mão de obra desde o projeto e orçamento até a execução.

E a sua construtora, como vem se preparando para lidar com as exigências do setor? Já utiliza alguma tecnologia da construção civil para aumentar a produtividade, melhorar a comunicação, se organizar melhor e reduzir custos? Ou ainda está dependendo de planilhas? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.