Tecnologia na construção civil: a luz no fim do túnel para momentos desafiadores

Tecnologia na construção civil: a luz no fim do túnel para momentos desafiadores

Descubra como a tecnologia para a construção civil pode ser a resposta para eventuais crises e para impulsionar os resultados da sua construtora.

A construção civil sofre muito com impactos na economia, isso acontece porque é um dos setores mais importantes do país, diretamente ligado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Com essa relação não é raro ver o setor enfrentar dificuldades quando a economia não vai bem, como aconteceu nos anos de 2012 a 2014. Ainda assim, o momento não é de pânico, afinal, o setor se recuperou bem da última crise e aprendeu muito sobre como fazê-lo, está pronto para enfrentar qualquer coisa.

A capacidade de se recuperar de crises está ligada, principalmente, à inovação que a construção vivenciou nos últimos anos. Na busca por se recuperar, empreender se tornou palavra de ordem e motivou o surgimento de diversas tecnologias de suporte.

A tecnologia para a construção civil chega na forma de produtos mais sustentáveis e duráveis, que reduzem custos e aumentam a performance, como é o caso do cimento que conduz eletricidade e que otimiza o consumo elétrico de prédios.

Inovações tecnológicas alcançam o setor desde materiais até otimização de processos, oferecendo, principalmente, formas de otimizar a gestão e tornar o trabalho das construtoras na execução de obras mais eficiente, lucrativo e com qualidade para o cliente e usuário.

Veja como tirar o máximo das tecnologias para a construção civil e como elas beneficiam construtoras para superar as crises econômicas que se apresentarem no caminho.

Inovação na construção: os benefícios e vantagens da tecnologia

O uso de tecnologias especializadas no setor de construção civil pode trazer um grande aumento na lucratividade e competitividade de mercado de uma construtora. Em momentos de crise, esse é um diferencial que não deve ser ignorado.

Conheça aqui as principais vantagens e benefícios que as tecnologias oferecem e podem ser aplicadas no momento atual.

1. Menos erros, menos custos

Cortar gastos desnecessários e reduzir desperdícios é essencial em qualquer momento da economia. Em períodos de crise, no entanto, é ainda mais essencial, permitindo aproveitar ao máximo os ganhos em um mercado instável e estar sempre pronto para se recuperar.

Perder dinheiro não é uma opção e as tecnologias para a construção civil são grandes mestres em evitar essa realidade. Isso porque o uso de tecnologias está diretamente ligado a otimização de processos de gestão.

O uso de planilhas automatizadas para criação de cronogramas de obra, para montar orçamentos e para gerenciar o dia a dia do escritório e do canteiro reduzem a margem de erro em quase 100%. Além disso, reduz o tempo gasto na elaboração desses guias, garantindo que a construtora possa se dedicar mais à execução e à relação com clientes.

2. Ligeirinho dos processos, afinal, tempo é dinheiro

Tempo é a chave do sucesso, quando menos tempo se perde em tarefas mecânicas, mais se ganha nas práticas. Para que gastar dois três dias realizando cálculos de orçamento se com um aplicativo de celular basta jogar os dados e receber o resultado em segundos?

Aplicativos para a criação de cronogramas de obra, que podem ser acessados de um celular, interferências do clima e atrasos são percebidos mais facilmente. Isso significa que corrigir problemas se torna uma tarefa mais simples e os impactos negativos no projeto se tornam mínimos.

Planilhas de orçamento são outra facilidade para quem deseja economizar tempo. Caso seja necessário adquirir mais materiais ou pagar hora extra para os trabalhadores, o cálculo desses impactos no orçamento é feito pela própria tecnologia utilizada na elaboração.

3. Nada mais vai passar despercebido

Controle, é isso que as tecnologias mais oferecem. Cada processo, cada mudança, cada imprevisto é apresentado de forma rápida e prática. Análises preditivas se tornam mais claras e a redução de riscos mais eficientes.

Com um controle maior dos processos de gestão, mudanças se tornam mais simples e reagir a elas mais fácil. Em momentos de crise, essa capacidade de reação é essencial para os negócios serem capazes de manterem os resultados positivos.

Um dos melhores exemplos que se pode dar é a computação em nuvem, que torna o compartilhamento de dados e arquivos mais acessível a todos os envolvidos no projeto, garantindo aumento de performance e reação rápida.

4. Trabalhe de qualquer lugar a qualquer hora

O trabalho remoto hoje é um grande diferencial competitivo. Um sistema do tipo permite melhor comunicação com colaboradores que estejam viajando, com equipes externas e até mesmo com clientes.

O fato de as informações ficarem na nuvem também permite que a gestão do empreendimento possa tomar decisões informadas de qualquer lugar. Assim, a empresa não fica presa a apenas alguns recursos e locais, facilitando toda essa movimentação estratégica que é tão indispensável no cenário atual.

5. Nunca mais jogue o cliente para escanteio

Quando sua construtora tem mais facilidade em obter, compartilhar e processar dados a relação com o cliente muda. Além de se tornar possível otimizar campanhas de marketing, garantindo maior eficiência na conquista de novos clientes, se relacionar com clientes já conquistados é mais fácil.

Com o rápido compartilhamento de arquivos por nuvem, por exemplo, é possível enviar atualizações do canteiro de obra em tempo real, com fotos e vídeos feitos pelo celular. Outra facilidade são os aplicativos de relatórios diários de obra, que geram um documento sobre o andamento da obra e são uma forma excelente de prestar contas ao cliente.

Tudo isso garante maior reconhecimento e diferencial competitivo para que a empresa se mantenha sempre em vantagem, especialmente em momentos de crise.

6. Diferencial de produtos significa competitividade e economia

E se gerenciar fornecedores, padronizar produtos e processos e garantir a qualidade a todo o tempo fosse possível? Com a tecnologia para a construção civil é essa a realidade vivida por construtoras.

A automatização que planilhas e aplicativos de celular oferecem a possibilidade de controlar mais o cumprimento de requisitos. Aqui falamos não só de regras e padrões definidos pela construtora, mas também do cumprimento das Normas Regulamentadoras, o que é essencial para construtoras que trabalham com obras públicas.

Saiba mais sobre como funcionam obras públicas neste link! >

As tecnologias ainda permitem trabalhar com produtos de boa qualidade e menor custo, o que impacta o valor repassado para o cliente sem interferir nas margens de lucro. Isso porque sua pesquisa fica mais eficiente e o controle dos resultados mais claro.

Para seu cliente, essa capacidade de manter a qualidade sem altos custos é um grande atrativo, afinal, ele está enfrentando a mesma crise que a construtora.

Com tecnologia, sem crise e sempre em frente

Não importa os obstáculos que a economia apresente, uma construtora preparada para atender o cliente com atenção, que oferece diferenciais e que não sofre com erros e atrasos sempre estará na frente.

Usar as tecnologias para beneficiar os negócios é essencial em qualquer momento e pode ser a luz no fim do túnel em meio à crise. Invista sempre em softwares, aplicativos e planilhas que tornem os trabalhos mais fáceis e corretos.

Cuidar da gestão de obra e otimizar processos não é mais uma opção, é uma exigência para a sobrevivência.

Quer saber como fazer isso com o máximo em facilidade e eficiência? Acompanhe os conteúdos que a Obra Prima traz para ajudar a melhorar os resultados da sua construtora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *