Telhado Verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica

Telhado verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica para a sua obra.
Telhado verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica para a sua obra.

O desenvolvimento da humanidade que aconteceu nos últimos 250 anos possibilitou ganhos significativos em relação a qualidade e expectativa de vida dos humanos. 

Porém, esse modelo de desenvolvimento é insustentável e provoca alterações consideráveis no equilíbrio do meio ambiente. 

Encontrar o equilíbrio depende de transformações profundas nos hábitos de produção e consumo, assim como nas formas de construir e fazer negócio. 

Nesse contexto, uma temática muito atual é a sustentabilidade da construção civil e a sua importância. Isso reflete na rotina do profissional engenheiro civil e nas ementas de concursos públicos – que passam a incluí-la. 

Não é novidade nenhuma a preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. 

E, a cada ano que passa, a população mundial vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de alinhar os interesses econômicos e sociais à preservação dos recursos. 

Sustentabilidade e construção civil

A sustentabilidade na construção civil existe para assegurar o equilíbrio entre três dimensões: a social, a econômica e a ambiental

Isso inclui o retorno econômico para os investidores envolvidos, o bem-estar da comunidade que vive no local e o cuidado com o planeta. 

Leia também: 

Inovação e sustentabilidade: a energia solar na construção civil >

Para que a gente consiga atingir o desenvolvimento sustentável, o ser humano vem pensando em soluções de projeto que diminuam os impactos no meio ambiente que a  construção civil gera – e que são bem extensos.

Os equipamentos, materiais e objetos da construção civil devem ser pensados dentro do contexto sustentável e devem se aliar ao crescimento econômico, conservação ambiental e justiça social.   

Construir edifícios e abrigos é necessário para a sobrevivência da espécie, mas provoca impacto em regiões que antes eram ocupadas por vegetação. De maneira imediata, atrapalha a redução da emissão de gás carbônico e o controle do efeito estufa. 

Não só isso, como também a inércia térmica acumulada pelos tetos dos prédios e casas compostos de “materiais comuns” provoca o desconforto climático, estimulando cada vez mais o uso de ar-condicionado – aumentando ainda mais o impacto no meio ambiente. 

Ou seja, é tudo uma grande bola de neve

Uma solução que alia a proteção ambiental e o progresso econômico é a do telhado verde.

Mas o que é telhado verde? 

Telhado verde, de maneira ampla, é a substituição dos telhados comuns por “telhados vivos”, feitos com terra e vegetação. 

Essa é uma técnica em que se cultiva a vegetação na superfície, coberturas ou fachadas. Ela existe desde a antiga Babilônia e até mesmo na Alemanha do século XIX em construções rurais. 

Quais são as vantagens desse telhado? 

Existem diversas vantagens, vamos listar aqui 10 para você 

  1. Redução do custo de obra:
    É uma cobertura mais barato do que a tradicional
  2. Redução do efeito estufa:
    como todos já sabem, a vegetação tem a capacidade de absorver gás carbônico que vem dos veículos movidos a combustíveis fósseis, diminuindo o efeito estufa.
  3. Isolamento acústico:
    uma grande vantagem para grandes centros urbanos onde a poluição sonora é bem presente.
  4. Isolamento térmico:
    A vegetação ajuda a diminuir as mudanças repentinas de temperatura ao longo do dia (típicas em algumas regiões brasileiras e do mundo). Isso acontece porque as plantas absorvem radiação. 
  5. Alta retenção de água:
    Auxilia a regulação da umidade do ambiente contribuindo para diminuir o problema da drenagem ou escoamento de água das chuvas nos ambientes urbanos. 
  6. Filtro de água:
    O telhado funciona como um filtro de água das chuvas, simplificando a reutilização desse recurso. 
  7. Aumento da durabilidade:
    O uso de vegetais adicionados à base dos prédios e casas – seja de plástico, concreto ou telha – deixa a construção mais resistente.
  8. Habitat para seres vivos:
    Essa técnica pode devolver à algumas espécies o habitat que foi retirado com o crescimento dos centros urbanos. 
  9. Fatores psicológicos para o ser humano:
    O contato, ainda que visual com a vegetação, pode trazer benefícios para a mente humana, levando em consideração que é cada vez mais raro o contato com a natureza devido ao avanço da urbanização.
  10. Restauração da vegetação removida pela construção civil:
    A construção civil ocupa ambientes originalmente naturais que eram a moradia de animais e vegetais.

Mas, como nenhuma técnica é perfeita, o telhado verde também tem seus pontos negativos na implementação: requer manutenção constante, tendo em vista que é composto por vegetação, isso poderá acarretar em um custo extra na obra. 

Ainda assim, com a popularização da sustentabilidade e a procura por construções sustentáveis. Essa é uma ótima alternativa. 

Para conhecer mais sobre as novidades da construção civil e descobrir um software que pode mudar a sua rotina de obras, acesse nosso site!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.