Transformação Digital na Construção Civil

Transformação Digital na Construção Civil: como um software de gestão de obras pode revolucionar a sua construtora?

Descubra como o software de gestão de obras pode contribuir com a transformação digital na construção civil e crescimento da sua construtora.

Tecnologias em constante evolução são a marca dos tempos atuais. 

A cada dia uma nova atualização em softwares, um novo equipamento ou material surge no mercado para tornar a vida de empresas e pessoas mais simples e o uso do tempo e recursos mais eficientes.

Já comentamos aqui no blog sobre a transformação digital na construção civil e suas principais tendências e tecnologias. 

São muitas as inovações que o setor conquista e que prometem melhorar processos, qualidade e sustentabilidade de obras, beneficiando usuários, clientes e construtoras.

Entre tantas possibilidades, uma das que mais tem se destacado nos últimos anos é o software de gestão de obras

Esses aplicativos, seja em versão para computador ou para mobile, prometem otimizar a alocação dos recursos e revolucionar as construtoras, aumentando sua lucratividade, crescimento e capacidade de oferecer os melhores serviços.

O maior destaque dessa tecnologia está na flexibilidade de seu uso, permitindo adaptar seus recursos e pacotes para necessidades de um projeto específico ou do porte de sua construtora.

Essa característica, além dos benefícios que oferecem, é o que faz com que softwares de gestão de obras possam se colocar como uma tecnologia de grande retorno dos investimentos mesmo de médias e pequenas construtoras.

Software de gestão de obras: a grande inovação da transformação digital na construção civil

Não faltam exemplos de como as tecnologias e o processo de transformação digital tem inovado a construção civil e aumentado o potencial lucrativo das construtoras. Nanotecnologia, drones, Realidade Aumentada e Virtual, dispositivos inteligentes e tantos outros equipamentos e aplicativos tem focado cada vez mais em otimizar processos de construção.

Entre tantas possibilidades de inovação, no entanto, sem dúvida os softwares de gestão de obras merecem um destaque especial como maior inovação na indústria entre as tecnologias para a construção civil.

Todo esse destaque se deve ao fato de que, além de otimizar os processos da gestão e execução de obras, são capazes, também, de garantir que todas as outras tecnologias sejam implementadas de maneira mais eficiente e com máximo aproveitamento.

Acompanhe aqui alguns exemplos de como essa tecnologia pode revolucionar sua empresa, seja ela uma grande, média ou pequena construtora:

1. Planejamento mais eficiente para seus projetos

Com os recursos de planejamento de obra de um software de gestão de obras, a construtora conquista muito mais controles de seus processos antes mesmo de começar a executar o projeto.

Esses softwares centralizam o contato com fornecedores, orçamentos, controles de fluxo de caixa, organização dos recursos para a realização de mais de uma obra ao mesmo tempo e tudo isso adaptável ao tamanho de sua construtora.

Para pequenas construtoras que trabalham apenas com um projeto por vez, é possível utilizar um único usuário, o que significa um investimento em aplicativos muito menor e mais acessível.

A centralização dos controles de orçamento, cronograma e detalhamento das etapas da obra em um passo a passo completo ajudam, ainda, nas análises de riscos e até na negociação com o cliente.

Quer saber mais? Acesse o conteúdo Planejamento de obras do futuro: como modernizar a sua construtora com um software de gestão de obras e garantir melhores resultados? >

2. Menos erros no orçamento de obras

Outro grande benefício para o crescimento de construtoras de diferentes portes é a redução de erros que a integração entre departamento financeiro e de compras e a automatização da inserção e cálculo dos valores de custos diretos e indiretos que promove.

Com a área de orçamentos fica muito mais simples importar orçamentos dos fornecedores e realizar cálculos, mas não apenas isso. Essa é uma área que auxilia no acompanhamento dos orçamentos.

Com todos os custos, prazos de pagamentos e dados do fluxo de caixa centralizados e integrados, é possível verificar quando está sendo gasto a cada compra, dia a dia.

Isso significa que a construtora tem nas mãos uma maneira eficiente e sem erros de acompanhar o agendamento de pagamentos, identificar custos mais altos do que o previsto e corrigir problemas antes que eles possam causar prejuízos ao projeto.,

3. Acompanhamento de obras otimizado: cronogramas sob controle

Se o passo a passo para o desenvolvimento de orçamentos já é facilitado com os softwares de gestão de obras, imagine o que a automação, integração de departamentos e acessibilidade oferecidos não podem fazer.

Os melhores softwares do mercado de construção possuem versão mobile. Isso significa que, além de desenvolver um cronograma considerando cada detalhe inserido no planejamento, seus engenheiros têm acesso a ele no canteiro de obras com um simples clique no celular.

Mais do que acesso, os profissionais têm autonomia para editar o documento, criando um ciclo constante de atualização de dados minuto a minuto. Com isso, cada pequeno atraso em uma atividade pode ser avaliado e, graças à automatização do software, criar a previsão dos impactos nos prazos seguintes.

Para pequenas construtoras, em que um pequeno atraso tem muito mais impacto e é muito mais difícil de corrigir, esse pode ser um diferencial indispensável oferecido pela transformação digital na construção civil.

4. Comunicação facilitada com clientes e canteiro de obras

Quando falamos em revolucionar a construção civil é essencial pensar em alinhamento entre os objetivos do projeto, o planejamento e a execução. 

Além disso, é essencial construir relações transparentes e de confiança com todos os envolvidos, com espaço para o diálogo e a constante melhoria dos processos.

É por isso que, mais uma vez, os softwares de gestão de obras trazem vantagens essenciais para as construtoras. Eles oferecem uma área de relacionamento com o cliente e com os profissionais no canteiro de obras que permite:

  • Atualização em tempo real das atividades;
  • Acompanhamento de cronogramas e orçamentos;
  • Compartilhamento de documentos;
  • Armazenamento de fotos e vídeos;
  • Envio de notas fiscais.

Com a troca facilitada dessas informações é fácil conquistar a confiança dos clientes e reduzir problemas no canteiro de obras, o que contribui muito com a competitividade da construtora no mercado.

Transformação digital ao alcance de qualquer construtora

Adaptar-se às necessidades do mercado e implementar tecnologias de ponta não precisa ser uma tarefa de outro mundo para as construtoras. 

O software de gestão de obras Obra Prima é um grande exemplo de como uma tecnologia completa e cheia de benefícios pode estar ao alcance mesmo das pequenas construtoras.

Com seus diversos recursos focados no setor da construção civil e planos adaptáveis ao tamanho e realidade financeira da sua empresa, será possível encontrar o formato ideal de software de gestão de obras para atender as necessidades específicas do seu projeto e inserir sua construtora na revolução da transformação digital na construção civil.

Acompanhe o blog e conheça todos os planos, recursos e vantagens que o software de gestão de obras Obra Prima traz para sua construtora. 

software de gestão de obra