Transformação digital na construção civil: tendências e tecnologia.

transformação digital na construção civil
transformação digital na construção civil

Entenda como as tecnologias da transformação digital na construção civil podem ajudar a otimizar as construtoras e trazer inovações na construção civil.

A construção civil frequentemente enfrenta crises por sua relação íntima com a situação econômica do país e, por isso, é um setor do mercado que está constantemente buscando inovação e otimização para crescer.

Construtoras de pequeno, médio e grande porte já sabem que reduzir custos e melhorar a gestão de obras é essencial para se manter competitivo e que, para isso, não existe melhor aliada que a tecnologia.

Assim como a construção civil, a tecnologia está constantemente se reinventando e inovando, trazendo novas tendências e oportunidades para todos os setores. 

Uma das áreas mais recentes a receber o foco das mudanças é o mundo digital, que ganha força à medida que as pessoas se tornam mais conectadas.

A Transformação Digital, como a inovação tecnológica em tempos de internet é conhecida, cresce todos os dias e traz novos softwares, conceitos e possibilidades para todos os setores do mercado e com a construção civil não seria diferente.

Existem diversas novas tecnologias que trazem melhorias para a construção civil e nós já apresentamos as 11 maiores tendências para 2020 aqui no blog

Claro, sempre existem novas tecnologias para conhecer.

Por isso trazemos algumas outras tendências da transformação digital para a construção civil.

Transformação digital e 5 novas tendências da construção civil

Tecnologia e construção civil são uma parceria de grande potencial, mas o único jeito de aproveitar todas as oportunidades que essa parceria pode oferecer para as construtoras é conhecendo as possibilidades que ela oferece.

Conheça 5 tendências da transformação digital que podem ajudar a otimizar os projetos.

1- Robótica de pré-fabricados

Pré-fabricados ganham cada vez mais espaço na construção civil como uma forma eficiente de reduzir desperdícios e tornar a obra mais sustentável. 

O grande destaque aqui é que os processo de pré-fabricados tem se tornado ainda mais eficientes por meio da robótica.

Com o aumento das demandas da construção civil por essas peças que reduzem o tempo da construção e ajudam a manter o controle do cronograma, a forma de produção teve que ser otimizada.

Assim, a maior tendência desse mercado é um sistema de produção utilizando robôs, aumentando a rapidez, reduzindo custos do produto final e eliminando erros no corte das peças.

2 – Lean Construction

Esse método tecnológico é focado na otimização de processos, garantindo um planejamento mais eficiente e mais controle para o canteiro de obras. Com ele é possível verificar quais etapas tem causado atrasos, onde estão os maiores desperdícios e qual a melhor logística para a organização de espaços e entregas.

3 – Internet das Coisas (IoT)

A conexão entre os equipamentos usados no canteiro de obras e o mundo digital que a internet das coisas promove traz grandes vantagens na manutenção de equipamentos, aumento da eficiência dos projetos e redução de custos.

É um modo de verificar virtualmente o avanço da construção e experimentar cenários possíveis, prevendo riscos antes que eles causem problemas reais para a obra.

Uma das maiores vantagens é o aumento no controle do estoque, principalmente se associado com a análise de informações do Big Data. 

O controle de estoque pode ser muito beneficiado, permitindo controlar tudo o que entra e sai e programar compras.

4 – Big Data

Análise de dados pode não parecer algo essencial para a área de construção civil, mas pode trazer diversos benefícios para inovar em projetos. 

Com o Big Data, um grande volume de dados pode ser analisado rapidamente, oferecendo bases mais concretas para tomar decisões. 

Outra grande vantagem dessa tecnologia é o aumento da eficiência, auxiliando na redução de custos e na melhora de atitudes sustentáveis com a diminuição do consumo de água e energia.

5 – Drones

De brinquedos a ferramentas de otimização de projetos da construção civil, os drones podem ser um grande auxílio no desenvolvimento de projetos. 

Com esses equipamentos se torna muito mais simples fazer a medição e mapeamento do espaço do canteiro de obra para garantir uma compreensão da área a ser construída.

Além de ajudarem no planejamento do projeto, podem ser de grande ajuda, também, para o monitoramento e inspeção da obra durante o desenvolvimento.

6 – Computação em Nuvem

Ter acesso a dados, planilhas, documentos e fotos do canteiro de obra para acompanhar a evolução é essencial para todos os envolvidos no processo. 

O engenheiro chefe deve estar por dentro do que acontece com a equipe que comanda, a administração deve sempre estar preparada para tomar decisões relacionadas ao projeto e é essencial sempre manter o cliente informado.

Com a computação em nuvem, o arquivamento dessas informações na internet se torna possível. 

Mais do que um arquivo que não pode ser perdido por erros humanos ou acidentes no escritório, como incêndios e infiltrações, esse sistema garante acessibilidade.

Imagine que o engenheiro precisa atualizar a tabela de cronograma de obra para inserir um atraso para que as datas de entregas de materiais sejam reagendadas. 

Basta abrir a planilha arquivada na nuvem no celular e fazer a atualização. 

A equipe de compras verá a mudança no mesmo momento e pode entrar em contato e renegociar prazos com o fornecedor.

Transformação digital: ferramentas para gestão de obras em construtoras

Uma construtora preparada para novos desafios e que garanta a constante evolução e otimização de seus processos está sempre um passo à frente da concorrência.

Ainda que o empenho de todos os que trabalham em um projeto de construção civil seja sempre um diferencial, nem todas as otimizações podem ser feitas dependendo apenas de material humano.

A Transformação Digital traz novas oportunidades para construtoras, permitindo utilizar ferramentas simples, mas que produzem grande diferença no dia a dia e nos resultados da construtora.

Utilizar a tecnologia, então, é sempre um passo em direção ao futuro e as ferramentas devem ser abraçadas desde o primeiro momento. 

Seja com o compartilhamento de contatos e a facilitação da comunicação com novos e antigos clientes com um cartão de visitas virtual ou utilizando drones para mapear canteiros de obras, buscar inovação é essencial para os negócios.

Quer saber mais sobre como manter a construtora sempre atualizada e por dentro das tendências? 

Acompanhe os conteúdos sobre o mercado da Construção Civil da Obra Prima.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.