Treinamentos na Construção Civil: o impacto desse tipo de estratégia para o resultado das obras

Treinamentos na construção civil: o impacto desse tipo de estratégia para o resultado das obras
Treinamentos na construção civil: o impacto desse tipo de estratégia para o resultado das obras

Entenda como o treinamento na construção civil pode melhorar a qualidade das obras e a competitividade da sua construtora.

Em qualquer setor do mercado, a possibilidade de crescer, lucrar e se destacar dos competidores depende da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, garantindo a satisfação do cliente a cada contrato ou compra. Todo empreendedor e dono de empresa sabe que essa qualidade só pode ser alcançada quando a equipe conta com profissionais capacitados, que possuem os conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar as atividades com produtividade, foco e sem erros.

É nesse momento que o treinamento recebido faz toda a diferença. Um trabalhador que recebeu treinamentos específicos para desempenhar uma tarefa sempre trará melhores resultados para a empresa, cometendo menos erros e oferecendo maior qualidade.

A construção civil é um setor como qualquer outro nessa hora, com o grande diferencial de que a falta de treinamento pode não significar apenas a perda de qualidade, mas também de dinheiro e da segurança das obras.

Leia também:

Segurança do Trabalho na Construção Civil: 11 documentos e programas essenciais  >

Sua construtora já possui uma cultura de aprendizagem, investindo nos trabalhadores e em seu treinamento? Talvez seja hora de começar. Entenda aqui o impacto nas estratégias e importância dos treinamentos na construção civil.

Treinamentos na construção civil: entenda a importância

O trabalho da construtora com as obras contratadas pelos clientes começa no momento de elaborar o projeto e planejamento a ser seguido. Um dos passos desse processo é definir a quantidade e tipo de mão de obra a ser empregada na execução de obras.

É nesse momento que muitas construtoras percebem que para serviços mais complexos, que devem seguir mais normas ou com maiores riscos, são poucos os trabalhadores com o preparo necessário. Experiência em outras obras contam, mas conhecer alguns detalhes, processos, técnicas e normas é indispensável se a construtora reduzir riscos, erros e problemas.

Aqui começa a importância de investir em treinamentos na construção civil. Além de muitas vezes ser uma exigência legal, é com o treinamento que a construtora consegue garantir:

  •  Alinhamento da execução das etapas aos objetivos das obras;
  • Redução de erros e retrabalhos;
  • Cumprimento das Normas Regulamentadoras;
  • Redução de acidentes;
  • Maior controle dos cronogramas;
  • Gestão eficiente de orçamentos. 

Além desses pontos, o treinamento garante um aumento intenso da produtividade, não só pela redução de erros e maior alinhamento com os objetivos, mas também pela possibilidade de motivar as equipes.

Motivação de equipes com treinamento e redução de impactos negativo.O investimento em treinamentos na construção tem grande impacto na motivação de equipes, garantindo que a produtividade e qualidade das obras sejam conquistadas e mantidas.

Essa motivação vem do fato do profissional perceber a valorização de sua participação e a preocupação da construtora com seu crescimento profissional, afinal, em lugar de contratar equipes especializadas, a construtora escolhe capacitá-lo.

Os resultados dessa motivação são ótimos para profissional, obra, construtora e cliente. Um profissional motivado:

  • Terá mais informações para tomar as melhores decisões durante a execução de uma atividade;
  • Desempenhará os serviços com maior qualidade;
  • Cumprirá com objetivos da obra;
  • Será mais produtivo;
  • Respeitará melhor os prazos;
  • Cometerá menos erros e evitará desperdícios.

Os benefícios, então, são óbvios. A obra ganha mais qualidade, a gestão é facilitada, o controle de orçamentos facilitado, a lucratividade dos projetos protegida e a satisfação do cliente mais facilmente alcançada.

Leia também:

5 formas de aumentar a lucratividade na construção civil >

Como oferecer treinamentos na construção civil?

Existem diferentes modos de oferecer treinamento para capacitação dos profissionais da construção civil. O primeiro passo que a construtora deve dar é analisar as necessidades dos próximos projetos que tem contratado para identificar as habilidades mais imediatas a serem desenvolvidas por seus trabalhadores.

Esses treinamentos podem ser sobre capacidades técnicas, Saúde e Segurança do Trabalho ou sobre outras habilidades mais sutis, como melhora da comunicação, análise de riscos e controle de tempo. Nenhum novo conhecimento que pode ser aplicado no canteiro é um treinamento desperdiçado, por exemplo:

  1. Se suas obras têm sofrido com muitos atrasos, um treinamento para melhor controle do tempo pode ajudar;
  2. Se muitos acidentes acontecem no canteiro, SST deve ser o tema do treinamento;
  3. Se o próximo projeto utilizar um novo tipo de material, é hora de preparar seus trabalhadores para trabalhar com ele.

A construtora pode optar por treinamentos presenciais ou virtuais. Nos treinamentos presenciais existe a escolha em pagar uma semana a mais de trabalho e usar os dias anteriores ao início da execução para esse treinamento ou realizá-lo dia a dia uma hora antes do início do trabalho no canteiro de obra, tudo depende da emergência e do tema a ser tratado.

A outra opção, os treinamentos virtuais, podem ser feitos com o suporte das tecnologias por meio de videochamadas com o responsável pelo treinamento ou com a compra de cursos online. O único limite aqui é que se tenha consciência de que alguns treinamentos exigem partes práticas e que nem todo trabalhador tem acesso aos equipamentos necessários para um treinamento virtual. Analisando com cuidado, com certeza sua construtora encontrará a melhor opção.

Educação e gestão de obras: treinamentos como ferramenta para o gestor

Como vimos, o treinamento na construção civil pode trazer diversas vantagens para manter a gestão de obras otimizada e garantir os melhores resultados para as obras da sua construtora.

Com a redução de erros, aumento da produtividade e melhor controle da SST, construtora e clientes verão um aumento na qualidade final das obras, maior lucratividade e crescimento. Isso porque desperdícios de tempo e materiais serão menores ou quase nulos, permitindo manter o controle do orçamento e cronogramas com mais facilidade.

Quer conhecer mais elementos essenciais para os melhores resultados da sua obra e saber quais treinamentos oferecer a seus trabalhadores? Acompanhe os conteúdos sobre o mercado da construção civil e gestão de obras que o blog Obra Prima traz para ajudar sua construtora.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.