6 vantagens e funcionalidades do Obra Prima que fazem diferença para a sua obra!

Descubra como o software de gestão de obras e as funcionalidades do Obra Prima podem garantir benefícios únicos para sua obra.
funcionalidades do Obra Prima
funcionalidades do Obra Prima

Descubra como o software de gestão de obras e as funcionalidades do Obra Prima podem garantir benefícios únicos para sua obra.

Já imaginou uma gestão de obras sem preocupação nenhuma? Sem dor de cabeça por prejuízos ou erros? Sem gente te chamando às pressas por precisar resolver um pepino?

Pois é! A tecnologia é uma das principais parceiras das construtoras nos dias atuais. 

Novas tecnologias surgem para otimizar a construção civil e muitas delas garantem não só melhores resultados para as estruturas, mas também possibilidades de redução de custos e aumento da produtividade.

Ainda que em um primeiro momento os investimentos pareçam muito altos para a maior parte das soluções tecnológicas, a construção civil tem visto diversas tecnologias de custo acessível e que podem ser um diferencial para médias e pequenas construtoras.

Um dos principais exemplos é o software de gestão de obras Obra Prima, que oferece diversas vantagens e funcionalidades em planos adaptados para qualquer porte de construtora.

Conheça mais sobre o software e descubra a diferença que ele pode fazer na sua obra.

Conheça as vantagens que sua construtora conquista com as funcionalidades Obra Prima

A capacidade de um software de gestão de obras em ajudar sua construtora a otimizar processos, aumentar lucratividade e conquistar competitividade e crescimento de mercado depende das funcionalidades que ele oferece para a gestão de seus projetos.

É por isso que não basta dizermos que o Obra Prima pode fazer a diferença para a sua obra, mesmo se você é uma média ou pequena construtora. Temos também que apresentar nossas funcionalidades para que você entenda, na prática, quais os benefícios oferecidos.

Acompanhe aqui as principais vantagens que as funcionalidades Obra Prima trazem para cada etapa da gestão de obras:

1. Para o planejamento

O planejamento é controlado no software na aba com o mesmo nome. 

Essa importante etapa da obra, onde cada detalhe é definido e a ordem de execução, orçamento e cronograma são estabelecidos precisa ser gestionada com cuidado.

As vantagens de ter essa funcionalidade em um software são a garantia de maior controle do projeto como um todo, antecipando riscos, preparando para imprevistos e tendo bases sólidas para acompanhar a evolução da obra.

A aba de planejamento atualiza automaticamente à medida que a obra avança, permitindo verificar a porcentagem de execução, uso do orçamento, identificar erros e atrasos e corrigir qualquer problema antes que a obra seja afetada.

O melhor é que essa é uma funcionalidade que se adapta ao tamanho da sua construtora, permitindo o planejamento separado de mais de uma obra ao mesmo tempo sem perda na clareza e qualidade dos dados.

2. Gestão de documentos

Todo projeto de construção civil possui uma série de documentos importantes e que devem ser cuidados. 

Cada obra possui seu contrato com o cliente, com os fornecedores, licitações, notas de compras, contratos terceirizados e os documentos de controle da obra: relatórios, orçamentos, cronogramas, entre outros.

Enquanto alguns são para controle interno ou do cliente, outros são comprovações que devem ser enviados a órgãos municipais, estaduais e federais de controle.

O software de gestão de obras Obra Prima oferece um espaço para essa gestão. Com arquivos digitais na nuvem e acesso protegido para pessoas autorizadas (engenheiros, clientes e administradores cadastrados), encontrar e controlar os documentos da obra é muito mais simples.

Assim, sua construtora evita a perda de documentos e atrasos buscando por eles, além de escapar de problemas nas licitações, fiscalização e comprovação da obra.

3. Para a gestão financeira

Existem 3 funcionalidades principais disponibilizadas pelo software para a gestão financeira da construtora. 

A primeira delas é exatamente a aba de gestão, onde as movimentações financeiras e fluxo de caixa podem ser vistos com integração com o departamento de compras da construtora e com atualização automatizada e em tempo real.

Nessa parte o financeiro tem acesso claro a informações de:

  • Pagamentos e recebimentos;
  • Saldo;
  • Compras em negociação ou já solicitadas;
  • Cotações e ordens de compra;
  • Custos específicos de cada obra;
  • Custos indiretos mensais da construtora.

Com isso é mais fácil verificar onde a construtora gasta mais, onde é possível reduzir custos, evitar atrasos de pagamentos e multas e garantir caixa e lucratividade.

Outra funcionalidade muito útil é a área de faturamento, que pode ser feito de forma muito prática pela plataforma, o que também inclui reembolsos. Mais do que facilitar a execução, o software gera relatórios, explicitando itens e fornecedores e incluindo taxas administrativas.

Temos ainda a ferramenta de apropriação de custos, que auxilia o financeiro e a equipe de planejamento a evitar gastos acima do planejado, acompanhando sempre as atualizações do cronograma físico-financeiro da obra, que pode ser elaborado na plataforma.

Com essas funcionalidades, a gestão financeira tem todas as informações que necessita para controlar gastos e lucros da construtora, de forma centralizada e integrada, conquistando uma visão completa da realidade de cada projeto e do negócio como um todo.

4. Para compras e controle de estoque

Sim, a primeira grande vantagem do software de gestão de obras Obra Prima é exatamente a integração entre o departamento de compras e o controle de estoque. 

Com isso, a decisão de quando e quanto comprar no pedido para os fornecedores já é otimizada.

Com um controle de quanto de materiais e equipamentos estão em estoque, quais estão chegando perto do prazo de validade ou necessitam manutenção e o que já está comprometido com outras obras, fica mais fácil saber o que é necessário comprar.

Além disso, a plataforma oferece a possibilidade de realizar cotações online por meio do próprio software. Existe um espaço no Obra Prima para homologação e contato direto com fornecedores.

Os dados são integrados e, com isso, é possível receber orçamentos e cotações, comparar preços e tomar decisões de compras com base nas propostas que oferecem maiores vantagens para o projeto. 

Assim, a decisão não é feita só com base em preços, mas de qualidade dos materiais, cumprimento de prazos de entrega em pedidos anteriores e possibilidades de negociação.

Leia também:

6 erros mais comuns no controle de estoque da construção civil (e como evitá-los) >

5. Para o orçamento

Orçamentos feitos por meio do software de gestão de obras são muito mais precisos. 

Graças à integração entre financeiro, planejamento do projeto e departamento de compras e às cotações com os fornecedores, os orçamentos de obras tem cálculos e inserção de dados automatizados.

Isso significa que erros de cálculos em quantidades e valores que possam fazer com que falte dinheiro em algum momento do projeto são evitados com muito mais facilidade.

Além disso, com o orçamento na plataforma, é possível consultar e atualizar dia a dia o uso dos recursos. Isso significa que se em algum momentos imprevistos acontecem e causam gastos mais altos do que o esperado é possível corrigir rapidamente e reorganizar os gastos ou, em casos mais extremos, conversar com o cliente sobre o aumento de custos.

6. Para o cronograma

O cronograma de obras deve conter cada atividade a ser realizada no canteiro de obras e estabelecer um prazo realista para cada trabalho. 

Ele é o controle da produtividade e do cumprimento das datas estabelecidas para a conclusão de cada etapa e entrega do projeto.

Erros no cronograma são uma das grandes causas de atrasos e tem impacto no financeiro e na confiança do cliente na sua construtora. 

Se o cronograma não for realista, é possível que se prometa entregas em prazos que não poderão ser cumpridos.

Leia também:

6 passos essenciais para organizar o cronograma de obras e economizar tempo >

Isso significa pagar dias a mais do que o previsto para a equipe e descumprir as promessas feitas ao cliente.

Como software de gestão de obras Obra Prima, o cronograma é feito de forma integrada com os outros departamentos. Ele recebe as informações de prazos de execução que os fornecedores enviam na cotação à plataforma, é atualizado com as datas de entrega dos materiais e considera as etapas e atividades na ordem estabelecida no planejamento.

Sua construtora ganha automatização e redução de erros mesmo nos mínimos detalhes, como as pausas de descanso e almoço dos trabalhadores no canteiro de obras. 

Sim, nosso cronograma considera mesmo esses detalhes, não importa o tamanho da obra.

Leia também:

Conheça os 12 melhores softwares de construção civil e descubra porque o Obra Prima se destaca! >

Investir em tecnologia: a solução para o sucesso

Com tecnologias como o software de gestão de obras, sua construtora ganha novas oportunidades de crescer no mercado da construção civil, transformando processos em diferenciais e garantindo máxima qualidade para os projetos.

É hora de aproveitar as oportunidades que o mercado oferece e conquistar a lucratividade desejada, selecionando a tecnologia certa para o seu negócio e o software de gestão de obras Obra Prima pode ser essa tecnologia.

Quer saber mais sobre como funciona um software de gestão de obras? Clique aqui para conhecer a fundo todas as vantagens dessa ferramenta e como ela pode transformar a forma como você trabalha com construção civil! >

Comece agora mesmo a otimizar processos, reduzir custos e conquistar diferenciais para garantir o sucesso da sua construtora.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.