Você já pagou contas em atraso na construtora?

Como prever que você esquecerá de pagar uma conta? Impossível! A não ser que você use a tecnologia na construção civil a seu favor.
contas em atraso na construtora
contas em atraso na construtora

A tecnologia na construção civil pode amenizar o esquecimento, que na verdade é pura sobrecarga de sua rotina atribulada.

Você não tem problema nenhum para tirar o cartão do bolso e pagar as contas em dia. A não ser o esquecimento em relação aos prazos. São tantas tarefas e cargas, que fazem cada projeto de obra parecer uma eternidade.

Desde problemas com a equipe à falta de insumos, tudo fica nas suas mãos. Às vezes nem o clima colabora e uma semana de chuva acaba com o cronograma. Seus olhos estão tão voltados a essas exceções, que se torna difícil lembrar de um boleto solto.

E você fica pensando que não tem sorte mesmo!

Mas não é bem assim. A tecnologia na construção civil pode lhe mostrar um outro caminho. As condições climáticas ruins são inevitáveis, mas existem situações das quais é possível fugir. Você precisa apenas descobrir o que torna seu dia tão exaustivo e, muitas vezes, improdutivo.

Fazer tal descoberta é algo que um ERP para construção é capaz de evidenciar. O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema que faz a gestão de recursos de uma empresa. Ai invés de estar ligado a apenas um setor ou tarefa, esse software integra todas as equipes, sejam operacionais ou administrativas.

Acontece que, na construção civil, temos a particularidade do projeto de obra. Ele requer uma linguagem adequada às demandas da construção. O que nem sempre é possível encontrar em soluções mais abrangentes, que não focam nesta área ou mercado.

Um sistema insuficiente ou a falta total de tecnologia na construção civil, para oferecer o apoio que você precisa, pode ser, sim, o seu maior fator gerador de improdutividade.

Avalie se os desafios da construtora têm a ver com a sua sobrecarga. Será que você está delegando ou concentrando as tarefas nas suas mãos?

Mais produtividade com um ERP para construtora

Sabemos que você acredita que é o “olho do dono que engorda o gado”. Não estamos aqui para desmentir isso. Pelo contrário! Queremos mostrar que com o ERP para a construtora você fica ainda mais focado no seu negócio.

A tecnologia de gestão da construtora pode mostrar aquelas pontas soltas que antes passavam batidas. Entre elas, considere as contas pagas em atraso e os dados de gerenciamento que a empresa cria sem que haja uma armazenamento ou interpretação adequados.

Estamos na era do analytics, da Inteligência Artificial (IA), da cloud computing. E tudo isso lhe ajuda a ser um gestor melhor. Delegar tarefas não é mais um problema, pois você pode acompanhá-las de onde estiver, seja do canteiro ou até da sua casa. O que torna você mais produtivo!

Ladrões de tempo no projeto de obra

Existem alguns ladrões de tempo que podem lhe tornar escravo de um projeto de obra. Vamos mencionar três que podem estar gerando uma série de esquecimentos e improdutividade.

Confira:

  1. Compras mal feitas: elas geram retrabalho e perda de dinheiro, além de comprometerem o prazo da obra, quando a entrega não é bem negociada. Um sistema com mapa de cotação e avaliação dos fornecedores resolveria isso;
  2. Falta de controle financeiro: quais são as contas a pagar e a receber nos próximos dias ou semanas? Não fique a mercê dos cálculos. O ERP para construtora automatiza o fluxo de caixa e oferece o relatório em tempo real;
  3. Tempo em demasia dedicado a atendimento: acompanhar o cliente ao canteiro de obra é muito importante. Mas existem relações que se tornam excessivas, principalmente quando as visitas ocorrem toda semana. Evite isso ao compartilhar um boletim diário de andamento do projeto de obra e use o ERP para isso.

Outros apps para um dia a dia mais produtivo

Depois dessas dicas, você pode querer dar um jeito no seu tempo. O que envolve suas demandas pessoais. Aquela academia que antes você não tinha tempo de fazer, agora é algo considerável na sua rotina. Conheça esses apps, para fazer a gestão do seu tempo:

  1. Trello: ajuda a gerenciar atividades por etapa e prazo, com emissão de avisos de vencimento.
  2. Wunderlist: transforma a lista de tarefas diárias em uma interface interativa.
  3. Timeproj: faz a gestão do tempo de cada tarefa, basta você marcar quando inicia ou as finaliza, assim você sabe quanto tempo leva em cada uma delas (pode ser integrado ao Trello).

Gostou das dicas? Então, fique de olho no blog Obra Prima. Para saber mais sobre a gestão embasada na tecnologia para a construção civil, confira este artigo: Como Obra Prima traz mais produtividade para a construção civil.

Que tal experimentar o Obra Prima para fazer a prova real? Assim, você confere os resultados que o sistema pode oferecer a construtora!

Funcionalidades do sistema Obra Prima
Funcionalidades do sistema Obra Prima
Quero conhecer o sistema Obra Prima

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.